Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Trabalho e formação na atenção básica: o trabalho vivo e a vida no trabalho
Jaqueline Tittoni, Saionara Araujo Wagner

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Este relato discute alguns impactos da experiência na disciplina “Práticas Integradas em Saúde I” no trabalho da equipe e na formação de estudantes e professores dos cursos de graduação na área da saúde. Esta disciplina reúne quatorze cursos da área da saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e desenvolve-se semestralmente e juntamente com os serviços de saúde, de modo que dois professores e oito alunos de diferentes cursos, em média, realizem experiências de aprendizagem em unidades de saúde da família na cidade de Porto Alegre. A disciplina tem como objetivos vivenciar o trabalho em equipe multiprofissional, conhecer o cotidiano de trabalho na atenção básica e explorar a potência da noção de território na compreensão da saúde e seus processos. O foco de nossas reflexões são os impactos da presença de estudantes e professores no trabalho das unidades, bem como os efeitos desta experiência no entendimento sobre o trabalho entre estudantes e professores participantes. Tomamos  como referencia, o trabalho realizado em uma unidade de saúde específica, onde estudantes vem sendo orientados pelas proponentes deste estudo, nos ultimos três anos e, mais precisamente, os portfolios dos alunos e alunas e os relatos de profissionais de saúde que acompanham o grupo. Foram analisados 95 portfolios, a partir das referencias feitas ao tema “trabalho”. Nesta analise chama atenção que identificam a  disciplina como importante para vivenciar o trabalho em equipe e seus desafios, algo pouco realizado usualmente em sua formação, com exceção de estudantes de enfermagem, que sugerem vivenciar os cotidianos das unidades desde que ingressam no curso de graduação. Outro  aspecto importante é a complexificação do entendimento da saúde, a partir das atividades de promoção e prevenção propostas nas unidades. Esta  complexificação leva estudantes e professores a compreender as tecnologias leves, o trabalho em rede e os fluxos de trabalho, pouco evidenciados nos cursos de graduação. Do ponto de vista da equipe, agregar a atividade de formação aos seus cotidianos de trabalho, materializados na presença de estudantes e professores, provoca uma maior visibilização e reconhecimento do trabalho da equipe, sobretudo em seu aspecto prático e tácito. Estes aspectos muitas vezes  invisibilizados pela organização do trabalho, ganham força e potência no encontro com a temática da formação. Este encontro provoca as experiências de trabalho, revestindo de vida e de sentido certas experiências de trabalho, por vezes, desvalorizadas. Com isto, pode-se concluir que a potência do encontro ensino-serviço amplia-se dos efeitos positivos na formação, provocando o trabalho no seu caráter de trabalho vivo e na sua potência de invenção e afirmação de modos de trabalhar.


Palavras-chave


trabalho vivo; formação; saúde da família