Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Viagem educacional e oficinas temáticas como estratégia de formação interdisciplinar em Psicofarmacologia numa perspectiva clínica
Mússio Pirajá Mattos

Última alteração: 2017-12-27

Resumo


Apresentação: O desenvolvimento de experiências interdisciplinares no processo ensino-aprendizagem implica em romper hábitos e acomodações e contribuem para uma formação mais crítica, humanística, criativa e reflexiva que permite formar estudantes que aprendam a correlacionar teoria e prática. O enfoque interdisciplinar possibilita maior significado em relação aos conteúdos teóricos contribuindo para uma formação mais consistente e responsável para os desafios cotidianos. As obras cinematográficas permitem a aprendizagem baseada na análise crítico-reflexiva através das emoções e as oficinas temáticas visam potencializar as habilidades voltadas a criação e difusão de instrumentos de suporte didático-pedagógico ao processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: Relatar a experiência do uso da viagem educacional e oficinas temáticas na disciplina Psicofarmacologia Clínica para o curso de Psicologia de forma interdisciplinar e inovadora. Descrição da experiência: Trata-se de um relato de experiência sobre a utilização da viagem educacional e oficinas temáticas como ferramentas no processo de formação interdisciplinar em saúde. Foram utilizados disparadores que nortearam as atividades antes da exibição dos filmes como: Quais os principais aspectos clínicos observados? Como podemos avaliar a relação dos familiares com o paciente? Como podemos observar o cuidado humanizado? Como o profissional deveria agir para resolução das necessidades de saúde dos pacientes? Como podemos avaliar a relação com as equipes de saúde? Qual o significado do título do filme? Quais os principais aspectos éticos envolvidos? Quais os principais aspectos sociais, culturais e tecnológicos envolvidos? Qual abordagem interdisciplinar poderia ser desenvolvida para ampliar o cuidado ao paciente? No final foram realizados discussões entre os educandos e o professor responsável, visando mediação e esclarecimento das situações. Os educandos, também, foram instruídos a confeccionar instrumentos didático-pedagógicos que auxiliassem na compreensão da Psicofarmacologia Clínica e apresentarem esses materiais em oficinas que permitiram extrapolar essa atividade de extensão para estudantes, docentes, profissionais da saúde e comunidade. As oficinas temáticas possibilitaram a produção de materiais relacionados à Doença de Parkinson, Depressão, Alzheimer, Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, Esquizofrenia e Drogas de abuso. Os materiais construídos foram: Banners, folders, caixas de medicamentos, cápsulas de isopor, neurônios em biscuit demonstrando uma situação normal e patológica, alimentos protetores do sistema nervoso, jogo da memória, material educativo, brindes temáticos e teatro para identificação dos sintomas relacionados aos transtornos mentais. Impactos: As obras cinematográficas permitiram ampliar a relação ensino-aprendizagem com disparadores que contribuíram com debates, reflexões e discussões que abordaram aspectos culturais, tecnológicos, fisiopatológicos, farmacológicos e sociais, além da abordagem familiar, humanização e aplicabilidade da clínica numa perspectiva ampliada. As oficinas temáticas permitiram o desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas com o compartilhamento de ideias, trabalho em equipe, aproximação da realidade, além de despertar a capacidade de planejamento e execução. Considerações finais: Os educandos mostraram-se satisfeitos e relataram a importância da vivência do tripé ensino-serviço-comunidade para o desenvolvimento da aprendizagem. A utilização da viagem educacional e oficinas temáticas associado a conteúdos teóricos foi uma forma de sofisticar a abordagem pedagógica, sendo importantes recursos para ampliar o conhecimento de maneira interdisciplinar e que motivou os educandos a trabalharem com problemas reais, criatividade e compromisso.


Palavras-chave


Educação; Cinema; Oficinas