Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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ELABORAÇÃO DE UM ESTUDO DE CASO SOBRE SÍNDROME DE KLIPPEL-FEIL: O ASSISTIR COMO MÉTODO DE FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
Amanda Lorena Gomes Bentes, Erlon Gabriel Rego de Andrade, Natália Cristina Costa dos Santos, Rosinelle Janayna Coêlho Caldas, Elisabeth Ferreira de Miranda, Jaqueline Pinheiro Morais, Alessandra Araújo Melo Barbosa, Emily Manuelli Mendonça Sena

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


APRESENTAÇÃO: A síndrome de Klippel-Feil constitui-se anomalia congênita que se caracteriza pela fusão de vértebras cervicais, com movimentação dificultosa da cabeça, encurtamento do pescoço e implantação baixa de cabelos. Acredita-se que fatores genético-ambientais determinam falhas embrionárias, sobretudo entre a 3ª e 8ª semanas de gestação, implicando erros na segmentação dos somitos mesodérmicos. Diante da necessidade de divulgar conhecimentos e experiências em torno deste tema, e considerando sua relevância na formação do enfermeiro, objetiva-se relatar a vivência de acadêmicos de Enfermagem na elaboração de estudo de caso, a partir da assistência a um usuário portador de síndrome de Klippel-Feil. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem “Magalhães Barata” (EEMB) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), durante prática supervisionada do componente curricular “Semiotécnica”, em um Centro Hospitalar de Belém, estado do Pará, em maio de 2014. Sob orientação da docente supervisora, procedeu-se atendimento ao usuário, balizando-se nas três primeiras etapas da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE): coleta de dados (anamnese e exame físico geral e específico), estabelecimento dos diagnósticos de Enfermagem (por meio da classificação da North American Nursing Diagnosis Association – NANDA) e planejamento assistencial (por meio da Classificação dos Resultados de Enfermagem – NOC e Classificação das Intervenções de Enfermagem – NIC). A partir dos dados obtidos/gerados, elaborou um estudo de caso, socializando-o em sala de aula, junto à docente e demais colegas. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: Usuário do sexo masculino, 32 anos, casado, possui 03 filhos. Diagnosticado com síndrome de Klippel-Feil desde a infância, referiu dores na coluna, as quais foram intensificadas após sofrer queda da própria altura, momento em que procurou serviço de saúde, sendo identificada hérnia discal cervical. Admitido na Clínica Médica, para acompanhamento pós-cirúrgico de herniorrafia, com a seguinte sintomatologia e agravos: paralisia de membros, dor nas amígdalas, desconforto respiratório e dor torácica. Em decorrência da restrição ao leito e tempo de internação, desenvolveu lesões por pressão e infecção de trato urinário. Identificaram-se problemas de saúde, definindo-se diagnósticos de Enfermagem e plano de cuidados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Evidencia-se que a prática clínica faz-se relevante à formação acadêmica, vislumbrando a atual profissional, inserindo o educando na rotina da prestação assistencial qualificada e individualizada. Para tanto, conhecer a SAE, bem como as bases do conhecimento científico em Genética e Fisiopatologia e o papel que estas ciências desempenham no processo saúde-doença, contribui significativamente para o fortalecimento da Enfermagem enquanto profissão de destaque no processo de trabalho em saúde e produção do cuidado. Assim, acredita-se que patologias que ainda precisam de maior elucidação, como a síndrome de Klippel-Feil, receberão, ainda na academia, devida e oportuna atenção, refletindo-se na formação qualitativa de recursos humanos em saúde, em especial, dos profissionais de Enfermagem.


Palavras-chave


Síndrome de Klippel-Feil; Assistência de Enfermagem; Estudantes de Enfermagem.