Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Territorializando Comunidades e famílias indígenas em Manaus através do método do georreferenciamento.
Paula Francineth froes da Silva d azevedo

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


No ano de 2005 a Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA passa a planejar e criar formas de atendimento às famílias indígenas residentes em Manaus na Rede da Atenção Básica. Nesse mesmo ano foi criado uma Ficha de Cadastro da Família Indígena, que foi utilizado até o ano 2013 pelos agentes de saúde na identificação das famílias.

A Ficha de Cadastro da Família Indígena demonstrou a situação social e econômica dessas famílias localizadas nos cinco Distritos de Saúde de Manaus. O conhecimento situacional das famílias cadastradas possibilitou a elaboração de forma de atendimento por parte dos gestores distritais, mas este método de trabalho não os tirou da invisibilidade.

Visando tornar visível a localização das famílias indígenas dentro dos territórios dos Distritos de Saúde, em 2014 entra na Programação Anual de Saúde – PAS, uma ação para realizar o georreferenciamento das Comunidades indígenas mais populosas das Unidades Básicas de Saúde da Família – UBSF.

O objetivo do trabalho é construir o mapa da saúde indígena com informações da localização das residências, dos equipamentos de saúde que fazem parte do território mapeado.


Palavras-chave


georreferenciamento, mapa, território, saúde indígena