Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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USO DA MUSICOTERAPIA COM USUÁRIOS DE UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
TAIS PEREIRA DA COSTA, Juliette Nobre dos Santos Silva de Lima, Karina Faine da Silva Freitas

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação: Por muito tempo, pessoas portadoras de doenças mentais, tiveram suas vidas limitadas e baseadas em maus tratos, violência e estigma social, que os levaram a uma marcante, permanecendo inclusive nos dias atuais, exclusão social, além da perda de dignidade e identidade. Nesse contexto, ressalta-se a importância da música para o ser humano, uma vez que ela é inerente à própria constituição humana, havendo registros muito antigos de sua presença em praticamente todas as culturas, inclusive as mais primitivas. Desta forma, o trabalho objetiva relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem durante a utilização da terapia musical com usuários de um Centro de Atenção Psicossocial. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, vivenciado por acadêmicas de enfermagem cursando o quarto semestre de graduação do curso de enfermagem da Universidade Federal do Pará, através da atividade curricular enfermagem em saúde mental. A ação foi realizada em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), localizado na cidade de Belém-PA, durante o mês de fevereiro de 2016.Os encontros aconteceram em dois momentos, primeiramente houve o encontro para a confecção dos instrumentos que seriam utilizados pelos usuários, para tal, foram previamente reunidos os materiais necessário (latas, E.V.A., tecidos, cola, pedras pequenas, fitilhos), durante o primeiro encontro, as acadêmicas atuaram como facilitadoras auxiliando os usuários a confeccionar seus próprios instrumentos – chocalhos e tambores – e máscaras de carnaval. O último encontro foi a realização de um baile de carnaval para usuários e colaboradores do CAPs, onde as acadêmicas interagiram com os usuários por meio de marchinhas de carnaval, com o auxílio do violão e dos instrumentos confeccionados. Resultados: As ações permitiram uma completa interação entre estudante e usuário, permitindo às acadêmicas uma nova perspectiva sobre pacientes portadores de doenças mentais. Observou-se que através da ludicidade da música, os pacientes sentem-se mais acolhidos, e experimentam um espaço para externalizar emoções como raiva, tristeza, alegria e sentimento de relaxamento. A confecção dos próprios instrumentos, trouxe aos pacientes o sentimento de empoderamento e o entusiasmo por poder ver e experimentar o resultado dos seus próprios trabalhos. Nessa perspectiva, evidenciou-se a importância da utilização de terapias que permitam a livre expressão dos usuários. A terapia musical propiciou a produção de subjetividades nas acadêmicas, que perceberam as possibilidades do lúdico da música como um recurso tanto no âmbito do cuidado quanto no ensino de enfermagem. Considerações Finais: Por tratar-se de uma terapia de baixo custo, não invasiva e não medicamentosa, a experiência da musicoterapia apresenta-se como um recurso que reduz o estresse, uma vez que que esta prática terapêutica alivia dores psíquicas a partir do espaço lúdico de valorização a vivência dos usuários e de suas escolhas de forma dinâmica, divertida e terapêutica. A Musicoterapia torna-se uma ferramenta de enfretamento do sujeito diante da tristeza e frustrações, além de ser uma metodologia que auxilia na introdução ou reintrodução ao convívio social

Palavras-chave


ENFERMAGEM; MUSICOTERAPIA; SAÚDE MENTAL