Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Processo didático-pedagógico de construção de uma atividade de educação em saúde sobre o Zika Vírus
Elaneide Antonio Antunes, Iaralyz Fernandes Farias

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


A graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro objetiva a formação de sanitaristas, em âmbito de bacharelado. Considerando o alinhamento do curso com a perspectiva de defesa e valorização do Sistema Único de Saúde, bem como da saúde e qualidade de vida das populações, uma disciplina denominada “Educação em Saúde Coletiva” integra a grade curricular ofertada para os discentes do 5º período. A disciplina  visa prover conhecimentos sobre os diferentes referenciais pedagógicos empregados nas ações de educação em saúde, bem como as concepções de saúde e doença que orientavam as práticas educativas em saúde ao longo dos períodos históricos no Brasil. O presente relato de experiência possui como objetivo descrever o processo didático-pedagógico de criação de uma atividade de educação em saúde orientada pela perspectiva pedagógica problematizadora, sobre o agravo Zika Vírus, destinada à mulheres em idade fértil e gestantes, de uma Clínica de Saúde da Família situada no Município do Rio de Janeiro.

Esse relato se passa  no primeiro semestre  letivo de 2016 em duas etapas complementares: a primeira marcada pela instrumentalização teórica sobre o campo da Educação em Saúde; a segunda marcada pelo processo didático de elaboração da atividade educativa, dentro da perspectiva pedagógica problematizadora.  O interesse pelo agravo selecionado deve-se à sua relevância epidemiológica, impactos sociais, econômicos, e sua crescente veiculação na mídia, especialmente no período desse relato. A escolha do público alvo está relacionada à ocorrência de microcefalia em recém-nascidos, uma das possíveis consequências da infecção pelo vírus Zika. O processo de elaboração da atividade foi mediado pela docente da disciplina.

A execução da proposta pedagógica da disciplina foi desafiadora, revelando para as discentes a complexidade de se elaborar atividades de educação em saúde orientadas por uma perspectiva de fato problematizadora, dado que nosso sistema educacional de base foi e ainda é fortemente  pautado na pedagogia tradicional e/ou na do condicionamento. Nessa perspectiva, foi necessário um processo de construção de um olhar mais questionador. A atividade educativa elaborada utiliza a técnica da roda de conversa a fim de problematizar junto ao grupo, tanto as informações veiculadas pelos materiais educativos e campanhas institucionais sobre a prevenção ao Zika Vírus, quanto as possíveis dissonâncias frente à realidade dessas mulheres ante ao que se é preconizado pelos meios de comunicação e o que lhes é exequível na prática. A escolha por atividades que abordassem o aspecto da comunicação e saúde e que suscitassem a problematização dos discursos de prevenção veiculados na mídia que à época eram, em sua maioria, baseados, predominantemente, na perspectiva pedagógica tradicional e/ou na do condicionamento.

A formação do bacharel em Saúde Coletiva é orientada pela dialogicidade. O conteúdo da disciplina é fundamental na formação de tais atores, tendo em vista que trabalharão na elaboração de políticas públicas, gestão, planejamento, além das atividades de educação em saúde propriamente ditas, de maneira que realmente contemplem o público para o qual tais ações se destinam, na busca de uma sociedade mais equânime, democrática e participativa.


Palavras-chave


saúde coletiva; educação em saúde; zika vírus