Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Construção do Plano Plurianual de forma Participativa e Inclusivo:O Planejamento mais perto da Comunidade.
Tatiane Monteiro Da Rocha Benlolo, Maria Adriana Moreira, Elizete Souza Azevedo, Miqueia De OLiveira Da Silva, Mirlene Da Silva Costa, Jhomara da Silva Vale, Antônia Naida Pereira Do Nascimento, Teresa Canales Prado

Última alteração: 2018-02-21

Resumo


Introdução

O presente trabalho trata-se da experiência em utilizar-se do método ZOPP-Planejamento de Projetos Orientado por objetivos para realizar o Planejamento para construção do Plano Plurianual-PPA do município de Tefé-Amazonas, de uma forma participativa e inclusiva. Objetiva-se em promover a inclusão e participação da comunidade no planejamento das ações de saúde.

Desenvolvimento

Primeiramente foi realizado um treinamento através de oficina para formação de facilitadores com o objetivo de apresentar a metodologia, onde o planejamento é sempre participativo e requer um grupo bem heterogêneo, com olhares diversos sobre o problema ou a proposta. Foram indicados para participarem da oficina de formação de facilitadores 8 (oito) Conselheiros municipais de saúde e 8 (Oito) Trabalhadores da gestão. Após o treinamento foram formados três grupos de trabalhos para desenvolverem as oficinas em 13( treze) pontos estratégicos do município.

As oficinas para construção do PPA foram distribuídas na área urbana de acordo com as áreas de abrangências das Unidades Básicas de Saúde, sendo realizadas 7 (sete) oficinas e na zona Rural, sendo realizadas  2  (duas ) nas estradas e 3(três ) nas áreas ribeirinhas. Foi realizado mobilização através de rádios, convites específicos para representantes de instituições públicas e privadas, representantes de sociedade civil organizada, moradores e trabalhadores da área de abrangência. Nas oficinas foram levantados os problemas, objetivos, estratégias e ações que acreditavam necessários e importantes para serem incorporados ao PPA do Município.

Resultados

Ao final das 13 (treze) oficinas os resultados foram apresentados aos gestores e a comunidade em uma Conferência Municipal de Saúde, onde o produto foi analisado nos grupos de trabalhos, formados na Conferência, para posterior utilização pelo Grupo Técnico responsável pela Construção do Plano Plurianual baseado na necessidade levantada pela própria comunidade.

Considerações finais

Percebeu-se que a comunidade em geral não está habituada em participar diretamente do planejamento e que esse fato se torna uma fragilidade em se fazer acreditar que sua opinião é extremamente importante para construção de um SUS de qualidade e factível.


Palavras-chave


Planejamento; Comunidade;Participativo; Plano plurianual.