Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA: CAMPANHA “BEM prESTAR VESTIBULAR”
Isabelle Louise da Cruz Lopo de Figueiredo, Guilherme dos Santos de Alencar, Lucas Eduardo Venâncio de Matos, César Eduardo Aguiar Ribeiro, Aline Mitie Yonekura, Thomas Francisco de Souza, Brunna Andrade Gondo, Tânia Madureira Dallalana

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


APRESENTAÇÃO

O vestibular trata-se de um período de rápidas e grandes mudanças. Os desafios, dificuldades e responsabilidade trazem insegurança aos vestibulandos, os quais, sem orientação e apoio, podem apresentar dificuldade em lidar de forma saudável com essa fase. Assim, a atenção à esse público torna-se essencial para colaborar de forma significativa, de como que aspetos importantes possam ser abordados, contribuindo para promoção da saúde mental que diminua insegurança e que possa trazer consequências favoráveis. Objetivou-se organizar uma campanha sobre a saúde mental dos vestibulandos de medicina, buscando aumentar o conhecimento dos participantes sobre seu estresse diário como fator para o declínio da saúde mental, através de palestras e rodas de conversa, a fim de evitar os efeitos indesejáveis ocasionados durante a preparação para o vestibular.

 

METODOLOGIA/RELATO

O foco da campanha foi direcionado aos vestibulandos de medicina de três cursos preparatórios da cidade de Curitiba-PR. Partindo-se de uma capacitação junto a uma psicóloga, definiu-se quais seriam as estratégias usadas pelos acadêmicos de medicina na abordagem do grupo-alvo durante a realização tanto das palestras quanto das rodas de conversa na campanha. Dessa forma, cada intervenção iniciou-se com a aplicação de 10 perguntas aos pré-vestibulandos, cujas temáticas associavam-se à saúde mental e às dificuldades vivenciadas durante o período do pré-vestibular. Após a contabilização dessas respostas, direcionaram-se as mesmas perguntas, agora, aos próprios aplicadores da intervenção (os acadêmicos de medicina presentes), expondo e comparando, após isso, os dois resultados ao público. Logo em seguida, alguns dos universitários relataram suas experiências pessoais durante a preparação para o vestibular, relacionando-a com às dificuldades apresentadas em algumas das 10 questões. Foi executado, por fim, a formação de várias rodas de conversas, compostas por vestibulandos e acadêmicos, nas quais foram abordados temas subjacentes ao desenvolvimento de uma saúde mental intercalada ao convívio de pressões, medos, sonhos, complexos, desmotivações, dificuldades emocionais, financeiras, sociais, etc.

 

RESULTADOS

Atendeu-se, durante as 3 ações realizadas nos cursos preparatórios, cerca de 350 alunos, dos quais 153 preencheram o questionário para avaliação de impacto. Desses, 98,03% disseram que se sentiram mais motivados a estudar e correr atrás dos seus sonhos após a ação; 93,46% disseram ter tirado suas dúvidas sobre vestibular e temas relacionados durante a ação; 98,69% afirmaram ter entendido a importância e pretendem cuidar mais de aspectos relacionados a sua saúde mental após a ação; 98,03% indicariam a ação para um colega que não tenha participado; e quando solicitado que dessem uma nota para a ação de 0 a 10, tivemos uma média entre os 3 cursinhos de 9,3.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A experiência proporcionada pelo projeto, realizado pela IFMSA Brazil possibilitou aos envolvidos no projeto, por meio das rodas de conversa, a desconstrução de estigmas acerca de desafios pessoais e da saúde mental. As atividades desenvolvidas nos pré-vestibulares possibilitaram uma maior motivação aos vestibulandos, além de fazê-los refletir sobre o seu estado mental. Ademais, o projeto despertou interesse nos vestibulandos, os quais, futuramente, poderão fazer parte de novas campanhas, para que outros, assim como esses, continuem motivados e cuidando de sua saúde tanto física quanto mental.

 


Palavras-chave


saúde mental; medicina; vestibulandos