Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-25
Resumo
APRESENTAÇÃO: Objetivou-se relatar a experiência vivenciada por acadêmicos do curso de graduação em enfermagem sobre a organização do III Encontro Amazonense dos Estudantes de Enfermagem (EAEEnf) e sua contribuição para a formação profissional. DESENVOLVIMENTO: Trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva, referente à vivência de acadêmicos de enfermagem na organização do III EAEEnf, realizado no município de Manaus, Amazonas, no segundo semestre de 2017 na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA-UEA). A realização do referido evento ocorreu a partir da iniciativa dos centros acadêmicos (CAs) de Enfermagem em vigência no estado do Amazonas, pertencentes à Universidade Federal do Amazonas, a Universidade do Estado do Amazonas e Centro Universitário Luterano de Manaus, com o intuito de promover o diálogo entre o corpo discente das Instituições de Ensino Superior (IES) de Enfermagem em nossa região, reafirmando parcerias interinstitucionais. Neste momento, um dos objetivos, foi promover a partilha do discurso, à formação, e a representatividade da profissão no Amazonas. Optou-se pelo tema: “Do ensino de qualidade à formação de Enfermeiros empoderados profissionalmente”. O processo de organização sequenciou-se em três etapas, quais sejam atividades que envolveram as comissões específicas no planejamento do evento, a logística para execução do cronograma nos dias do encontro e, por fim, as demandas exigidas após o evento. No primeiro momento, as comissões foram segmentadas, a partir das indicações dos respectivos CAs, os integrantes foram divididos nas atividades que se aproximavam das suas áreas de atuação. Dessa forma, as comissões integradas nomeadamente, foram: a comissão geral de organização, o financeiro, a divulgação, a comissão de extensão, o credenciamento e a certificação. Os acadêmicos realizavam reuniões com frequência, previamente decidida para discursar e planificar estratégias para o alcance dos resultados propostos. As ações que antecederam o evento exigiram a atuação concomitante da equipe dentro dos aspectos que envolveram investimento financeiro e coparticipação das instituições apoiadoras, envolvidas direta e indiretamente no evento. Ao final do período antecedente foram totalizadas 315 inscrições, sendo deste número 260, o total de participantes, oriundos de todos os cursos de graduação em enfermagem nas 12 IES do estado, inclusive, dos municípios excedentes da capital. A programação iniciou com a oferta de três minicursos com inscrição prévia, sendo estes: “Aspectos essenciais e práticos do processo de enfermagem”, “gasometria arterial: da teoria a prática” e “métodos de pesquisa bibliográfica na construção do conhecimento do discente”. Realizou-se então, a cerimônia de abertura, nesta fizeram-se presentes os membros das entidades representativas da classe estudantil, profissional e formadora da enfermagem Amazonense. Salienta-se, entre os acordos firmados pela organização, a participação do palestrante internacional, Prof. Dr. Luís Manuel da Cunha Batalha, Doutor em Enfermagem e docente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, em Portugal. O evento iniciou com uma conferência de abertura intitulada: “Formação do Enfermeiro e suas competências”. Posteriormente, ocorreu a palestra “Mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem” e “Formação do enfermeiro para a Atenção Primária à Saúde”. Parte da programação foi dedicada à participação coletiva dos discentes e participantes, na compreensão das concepções dos acadêmicos acerca da formação em enfermagem. Destarte, realizou-se concomitantemente a elaboração da “Carta dos estudantes de Enfermagem do Amazonas às entidades representativas da Enfermagem”, contando com a participação de representantes de classe da enfermagem de seis IES, pois até o presente momento apenas três universidades possuíam centro acadêmico, após o evento a carta foi encaminhada para o departamento de educação da Associação Brasileira de Enfermagem seção Amazonas, com o objetivo de considerarem as demandas destacadas pelos acadêmicos e darem conhecimento destas às demais instituições de ensino do estado. Finalizado, as propostas, ocorreu a entrega do prêmio do concurso de fotografia realizado no site do evento, disponibilizado na página da UFAM/ Escola de Enfermagem de Manaus EEM, intitulado: “Fotografias Estudantis em Enfermagem”. Por fim, para o fechamento do evento, entrelaçou-se nas comissões, e com suas prestações de conta, no financeiro e envio de certificações, assim como, a divulgação dos resultados através do concurso de fotografias, e nas redes sociais a e divulgação da carta construída pelos discentes. RESULTADOS: O impacto da representatividade estudantil na organização do evento possibilitou o fortalecimento da identidade profissional, na conquista da autonomia, e busca da qualificação no processo de formação. Tornando-se crítica e comprometida com seu futuro profissional. Assim, considera-se que os eventos científicos proporcionam espaços de interação entre os estudantes e profissionais da área, assim, como favorece o acesso a novas informações, possibilitando aos discentes o conhecimento teórico-prático, como também estabelecer uma aproximação com os profissionais, nas dimensões: da assistência, do ensino, na gestão dos serviços de saúde, na pesquisa e a inserção do enfermeiro na política. Proporcionado positivamente, novas ações e perspectivas aos discentes em formação. Desta forma, é nítido observar que os acadêmicos envolvidos contribuíram de maneira profícua na Enfermagem do Amazonas, visto que o evento os proporcionou realizar a I Carta dos Estudantes de Enfermagem do Amazonas, na qual permitiu partilhar pontos positivos e aspectos a serem melhorados nos cursos de profissionalização e as IES de Enfermagem do Amazonas. Os participantes da comissão organizadora, e o público, puderam expor suas opiniões, sendo perceptível à sensibilização sobre a importância da representatividade estudantil, não sendo restringida ao conteúdo de sala de aula, mas com ações extramuros na união de saberes e partilhas de conhecimentos entre os pares. Propiciando o senso crítico-reflexivo perante as demandas dos serviços de saúde e sociedade em geral. Tal espaço de interlocução faz-se notoriamente importante para o desenvolvimento das funções de liderança, que são inexoráveis na atuação do profissional enfermeiro, uma vez que coloca o discente como protagonista das ações de impacto e perspectiva na mudança social. Logo, a organização do EAEEnf viabilizou mudanças no perfil dos discentes, pois a partir de discussões voltadas à formação política, a ciência crítica dos acadêmicos e há possibilidade de novos avanços nas diretrizes curriculares nacionais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Apreendeu-se que os eventos científicos são importantes instrumentos de construção e propagação da cientificidade que perpassa à práxis da enfermagem. Logo, entender as nuances que entrelaçam a organização de um evento científico é precípuo, pois permite que o acadêmico adquira experiência no trabalho em equipe, na condução de metas e no gerenciamento de pessoas, tornando-o protagonista do seu saber. Portanto, a organização do III EAEEnf permitiu o fortalecimento da participação estudantil na construção de uma enfermagem pela busca de excelência. Para isso, fez-se necessário que comunidade acadêmica em conjunto às demais representatividades estudantis das IES do Amazonas, unissem-se para a construção deste evento de cunho científico, onde experiências e saberes relacionados à práxis da enfermagem fossem partilhados, com base o trabalho em equipe, que permearam a dinâmica do evento.