Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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VIVÊNCIAS DO PET-SAÚDE/GRADUASUS-UFRN - EXPERIÊNCA NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE
JOSÉ JAILSON DE ALMEIDA JÚNIOR, Ana Maria Gomes dos Santos, Wanessa Barros, Luciane Paula B. Araújo de Oliveira, Dimitri Taurino Guedes, Diego de Sousa Dantas, Adriana Gomes Magalhães, Merces Santos

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


O projeto configura-se como uma articulação entre as Secretaria Municipal de Saúde do Município de Santa Cruz-RN e Secretaria Municipal de Saúde do Município de Caicó-RN e os cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia e Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi e Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Nosso objetivo é relatar o desenvolvimento das vivências do PET-Saúde/GraduaSUS-UFRN desenvolvido no interior do Rio Grande do Norte envolvendo a FACISA e EMCM , respectivamente, em Santa Cruz e Caicó.

No tocante ao ensino, foi construída, de forma coletiva e interdisciplinar, a proposta de uma disciplina que integrasse discentes e docentes dos cinco cursos participantes do projeto. Mediante discussões do grupo e com base nas lacunas identificadas nos projetos pedagógicos, elencou-se como prioritária a criação de uma disciplina que abordasse a Promoção da saúde na comunidade.

A disciplina objetivará: contextualizar  a promoção da saúde em sua perspectiva histórica e conceitual;            discutir os princípios da promoção da saúde e seu campo de atuação; refletir sobre a política de promoção da saúde; conhecer estratégias de intervenção em promoção da saúde;      vivenciar interdisciplinarmente a promoção da saúde no contexto comunitário.

Será conduzida por docentes dos cursos envolvidos, na perspectiva de desenvolver as seguintes competências e habilidades: compreender o desenvolvimento histórico e conceitual da promoção da saúde; relacionar os princípios da promoção à saúde e seus campos de atuação; compreender as Instituições sociais e  a comunidade; mobilizar conhecimentos a fim de reconhecer o papel do profissional de saúde, do cidadão e dos equipamentos sociais na promoção da saúde; desenvolver a capacidade comunicativa e de trabalho em equipe no cenário da  comunidade; aplicar estratégias de intervenção em promoção da saúde, tendo como base o trabalho interdisciplinar e a comunidade.

A proposta foi apresentada e aprovada nos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) e colegiados dos cursos envolvidos, e será ofertada no semestre 2018.1 em caráter eletivo como um projeto piloto.

No âmbito da pesquisa, foi desenvolvido um estudo sobre aspectos relacionados ao perfil do egresso, projeto pedagógico do curso, áreas de atuação dos egressos, relação conteúdo/prática no curso. Essa atividade foi desenvolvida pelo grupo de estudantes, preceptores e tutores apenas do curso de fisioterapia.

O grupo de estudantes e tutores do curso de enfermagem realizaram o evento de extensão intitulado “Integração ensino/serviço: o diálogo em formação para o SUS” tendo como público-alvo os enfermeiros que atuam na rede básica do município de Santa Cruz. A ação foi proposta com vistas a alcançar um dos objetivos do PET GraduaSUS que é o de promover integração entre ensino e serviços de saúde. Até o momento, foram realizados dois encontros sendo o primeiro para ouvir os profissionais e as demandas passíveis de serem atendidas pela academia; o segundo encontro consistiu em um curso de capacitação sobre o cuidado aos portadores de feridas complexas, atendendo ao pleito dos profissionais.

Realizou-se ainda o III Encontro de Atenção Primária da Região do Trairi/ I Encontro Nacional de Atenção Primária à Saúde, evento que contou com a participação de estudantes e profissionais da saúde perfazendo um público de 350 participantes e cerca de 20 pessoas envolvidas na organização, os quais eram monitores, tutores e coordenadora do PET GraduaSUS. Os participantes do PET também apresentaram trabalhos que serão publicados nos anais do evento contando experiências vivenciadas ao longo do projeto.

Em parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde de Currais Novos, o Coletivo Feminista Dandara, o coletivo Atrevida, desenvolvemos uma proposta de atividade no projeto Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), o VER-SUS Jurema: “Diversidade Cultural em saúde no Seridó Potiguar”.

Grosso modo, o VER-SUS constitui-se como umas das propostas inovadoras que envolve mudança na formação acadêmica de professores, estudantes e profissionais de saúde, que corrabora com a proposta do PET-GRADUASUS. Entretanto, como sabemos, esta mudança não ocorre de uma hora para outra, visto que requer mudanças institucionais, profissionais e pessoais (postura, valores e atitudes individual dos sujeitos), e que, portanto, são difíceis, lentas, conflituosas e complexas.

O PET GraduaSUS é um projeto desafiador para todos os cursos envolvidos, especialmente no atual contexto político e econômico pelo qual passa o país. Redesenhar projetos pedagógicos em prol de uma formação interdisciplinar, voltada ao cuidado integral que inclua a interdisciplinaridade e demais pilares da promoção à saúde, é uma tarefa que envolve diversos esforços de quem escreve essa história, bem como apoio institucional e parceria com serviços de rede de saúde.

Isto posto, cabe ainda mencionar que a proposta se desenvolve num cenário de lutas contra o desmonte no Sistema Único de Saúde, reformulação da Política Nacional de Atenção Básica, cortes orçamentários nas universidades públicas, discussões sobre ensino à distância na saúde e uma corrida desenfreada pelo aumento na produção científica, entre outros desafios.

Desde que iniciou suas atividades, o grupo de docentes, preceptores e discentes tem realizado vivências nos serviços de saúde, fóruns de debate, análise dos projetos pedagógicos e matrizes curriculares, sempre acompanhadas de leituras e discussões de artigos científicos para nortear os debates. Dadas as barreiras logísticas mencionadas anteriormente neste relatório, o desenvolvimento de tais atividades se processa de forma mais lenta do que almejada ao propor o projeto.

Todavia, a forma como o grupo tem atuado permitiu, até o momento, alcançar um diagnóstico de nossas potencialidades e fragilidades, nos levando a elencar propostas de como reestruturar os cursos de enfermagem, fisioterapia, medicina, nutrição e psicologia ofertados pela no interior do Rio Grande do Norte rumo a uma formação coerente com as respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais e, sobretudo, mais ética, humana, interdisciplinar e voltada a atender as necessidades sociais e de saúde da população, buscando vencer o desafio da interiorização do ensino superior no Nordeste brasileiro.

 


Palavras-chave


PET GRADUASUS; EDUCAÇÃO PERMANENTE; SUS