Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
FONOAUDIÓLOGOS NA SAÚDE DO TRABALHADOR
bruna campos de cesaro, Fabiana Oliveira, Rosane Mosman, Cláudia Veras, Jesus Cláudio Gabana da Silveira, Luciana Kael de Sá

Última alteração: 2018-01-30

Resumo


Apresentação

A vigilância em saúde é uma importante ferramenta de planejamento de Políticas Públicas e deve ser um compromisso de todo o profissional da saúde. Com frequência, o Fonoaudiólogo se depara com o adoecimento de trabalhadores, envolvendo problemas de voz e/ou audição, que estão diretamente ligados ao trabalho. Atualmente, a subnotificação das Perdas Auditivas Induzidas por Ruído (PAIR) e dos Distúrbios da Voz Relacionados ao Trabalho (DVRT), é um importante desafio, repercute nas Políticas Públicas voltadas à Saúde do Trabalhador e à integralidade do cuidado em saúde, como preconiza a RENAST. Apesar de o Estado do Rio Grande do Sul possuir um sistema próprio de notificação em saúde do trabalhador, além do próprio SINAN, o SIST, o mesmo não é comumente utilizado. Os fonoaudiólogos do RS demonstram ter pouco conhecimento sobre este sistema, sobre sua legitimidade e sobre a obrigação ética de notificar os agravos que acometem os trabalhadores. Os Fonoaudiólogos, em seus consultórios, empresas, clínica-escola e unidades da saúde têm o direito e o dever de notificar através do SIST. Por este motivo foi criado um “Grupo de Trabalho em Saúde do Trabalhador” em parceria com as Secretarias Estadual e Municipais de Saúde, Conselho Regional de Fonaudiologia 7ª Região (CREFONO7) e as Instituições de Ensino Superior presentes no RS, como objetivo estimular a discussão sobre as ações de promoção da saúde do trabalhador, bem como de conscientizar e capacitar os Fonoaudiólogos para a notificação dos casos de DVRT e PAIR.

Desenvolvimento do trabalho

Este grupo manteve reuniões sistemáticas nas quais são definidos objetivos e estratégias de ação, com a realização de encontros presenciais de conscientização e capacitação para notificação.

Resultados e/ou impactos


Foram realizados eventos para a discussão do tema. O GT de Saúde do Trabalhador avalia positivamente os resultados obtidos com a sua implementação. O aumento no número de notificações é um dos principais resultados apresentados. As discussões foram iniciadas e já houve repercussão nas IES sobre este novo olhar.


Considerações finais

Os fonoaudiólogos foram conscientizados sobre a importância da notificação que resultou e um aumento das notificações do SIST das doenças de PAIR e DVRT. Entendemos que prática de cuidado um maior olhar para a integralidade da saúde do trabalhador foi fomentada.



Palavras-chave


saúde do trabalhador, vigilância em saúde, fonoaudiologia