Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Orientações sobre aleitamento materno durante o pré-natal na UBSF N55 (Manaus-AM)
Arienne Bezerra da Silva, Fabio Franchi Quagliato, Thiago de Souza Moreira

Última alteração: 2018-05-15

Resumo


Apresentação

O aleitamento materno oferece inúmeros benefícios para a mãe, a criança e o ambiente familiar. O Ministério da Saúde tem realizado campanhas de divulgação e materiais elucidativos sobre o tema, porém, a difusão desse conhecimento na Estratégia Saúde da Família é um ponto indispensável, visto que a longitudinalidade é uma característica que proporciona o oferecimento de informações importantes antes mesmo da concepção.

Sob essa visão, foi desenvolvido um projeto de intervenção para a área do Conjunto Parque dos Buritis, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do aleitamento materno durante o pré-natal.

Desenvolvimento

A UBSF N55, localizada no Parque dos Buritis (zona norte de Manaus), oferece acompanhamento pré-natal para gestantes da área adscrita e também adjacências, visto que é circundada por assentamentos, cuja população é variável. Essa oscilação reflete na quantidade de mulheres assistidas não pertencentes à área da unidade e na dificuldade de mantê-las na mesma UBSF até o fim do pré-natal.

Inicialmente, optou-se por realizar uma reunião direcionada exclusivamente à relevância do aleitamento materno, porém foi observada baixa adesão. Dessa forma, o momento de espera pela consulta foi escolhido como a melhor oportunidade de conversar com gestantes e acompanhantes sobre assuntos como: cuidados com as mamas, alimentação saudável na gestação, Programa “Leite do Meu Filho”/Licença maternidade e extração/acondicionamento do leite materno.

Foram utilizados recursos audiovisuais como vídeos, quadro artesanal com imagens e panfletos, além de oferecer espaço para que as gestantes expressassem suas dúvidas e experiências anteriores com a amamentação.

Resultados

O período de orientação ocorreu entre maio e agosto de 2017. No mês de maio, havia 20 de gestantes, porém apenas 3 compareceram à primeira reunião. O número de gestantes não se manteve fixo, pois houve partos e entrada de novas participantes ao longo do processo de trabalho.

O grupo  de gestantes apresentou progresso de adesão entre os meses de junho e agosto de 2017. Em junho, o grupo era composto por 18 gestantes e 15 participaram, enquanto em agosto, havia 20 gestantes e 18 receberam as informações em sala de espera.

Considerações finais

O desenvolvimento das atividades em sala de espera demonstrou que é possível incentivar os casais no preparo para o aleitamento materno, mesmo que os recursos oferecidos na atenção básica sejam simples. Além disso, a realização de reuniões que objetivam a educação em saúde, fortalece o vínculo entre a equipe e as famílias, aumentam o interesse da equipe em estudar mais sobre o assunto e ajudam a combater o desmame precoce, tão prejudicial e ainda frequente em nosso país.


Palavras-chave


aleitamento materno, desmame precoce, ESF