Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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EDUCAÇÃO POPULAR COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA
Jaiana Cristina Melo Cavalcante, Marta Lacerda Bezerra, Mirelia Rodrigues de Araújo

Última alteração: 2017-11-09

Resumo


Objetivo: Analisar a produção científica sobre Educação Popular em Saúde (EPS) como instrumento fortalecedor de promoção da saúde na Atenção Básica. Materiais e Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, no qual utilizou-se artigos científicos indexados nas bases de dados Literatura da América Latina e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), a busca se deu através dos descritores “participação popular”, “atenção primária”, “promoção da saúde” e “educação em saúde”, incluindo os artigos publicados no período de 2006 a 2016, em língua portuguesa, disponibilizados na íntegra. Resultados e Discussão: Na presente revisão integrativa analisou-se 12 artigos que atenderam aos critérios de elegibilidade previamente estabelecidos. Em relação aos anos de publicação dos artigos, os mesmos estiveram compreendidos entre 2006 a 2016 e quanto ao tipo de delineamento metodológico, identificou-se: dois estudos de abordagem qualitativa, três qualiquantitativo, três relatos de experiência, um recorte de pesquisa, uma pesquisa investigação-ação, um artigo de discussão e uma pesquisa intervenção. Destaca-se que os estudos selecionados buscaram conhecer a percepção tanto dos profissionais de saúde quanto dos usuários acerca da EPS. Considerações Finais: O presente estudo permitiu analisar a produção científica sobre Educação Popular em Saúde (EPS) como instrumento fortalecedor de promoção da saúde no âmbito da na Atenção Básica. Foi constatado nas discussões literárias que a verdadeira prática educativa é contrária ao modelo verticalizado, em que uma pessoa fala a outra e não “com” a outra.  Isto porque, não existe um saber verdadeiro, todo saber é válido, superado ou complementado por outros saberes. O presente estudo mostrou que as práticas coletivas e individuais realizadas no âmbito da Atenção Básica à Saúde (ABS) quando pautadas nos preceitos metodológicos da EPS respeitando os saberes populares, a cultura, promovendo o diálogo, a amorosidade, a criatividade e a construção compartilhada do conhecimento, vem conseguindo transmitir de uma forma mais efetiva a promoção da saúde, e ainda favorecendo o desenvolvimento de posturas autônomas capazes de tomar iniciativas próprias. Acredita-se que a EPS pode ser colocada em prática com efetividade pelos profissionais da ABS. Contudo, é importante uma visão mais integrada da saúde, com a participação de profissionais, cada vez mais cientes de seu potencial papel de promotor de saúde. Propõe-se a necessidade de estudos que revelem as resistências implícitas a todos os envolvidos no serviço primário de saúde, sobretudo gestores, profissionais e usuários, quanto à adesão as práticas da EPS como forma de promoção da saúde na atenção básica.

 


Palavras-chave


Participação Popular; Atenção Primária à Saúde; Promoção da saúde; Educação em Saúde.