Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A EDUCAÇÃO PERMANENTE – CONSTITUINDO POSSIBILIDADES PARA AMPLIAR A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS A RESPEITO DA ATUAÇÃO NO ESPAÇO OCUPACIONAL
MARIA FATIMA DIAS SANTOS

Última alteração: 2018-01-27

Resumo


Introdução: A educação permanente é instituída enquanto política após tencionamentos da Norma Operacional Básica sobre Recursos Humanos do Sistema Único de Saúde por valer-se da vivencia, dos problema/nós críticos como recursos para subsidiar o método de intervenção junto às equipes para mudança e qualificação da prática. Objetivo: Esta ferramenta de trabalho foi utilizada para a quebra estigmas, ampliação do acesso e qualificação da prática assistencial às pessoas com transtorno mental ou em uso disfuncional de substancia psicoativa (Crack, álcool e outras drogas) com Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliar e Técnico de Enfermagem de uma unidade básica da capital sergipana. Método: A ação aconteceu em cinco encontros com apresentação de elementos conceituais da Rede de Atenção e da legislação vigente em saúde mental e posterior reflexão a partir das discussões de casos. Resultados: A partir do terceiro encontro que os participantes começaram a identificar-se com a proposta, passaram a reconhecer que a assistência às pessoas com transtorno mental ou em uso disfuncional de substancia psicoativa faz parte do escopo de ações a serem desenvolvidas pelos profissionais da atenção básica. Assim ao final do curso foi aplicada uma avaliação, sem identificação, com perguntas estruturadas o que possibilitou diagnosticar se a metodologia e o conteúdo trabalhado contribuíram para mudar a percepção dos partícipes. A avaliação foi respondida por vinte e dois (22) dos 28 participantes. Destes, 10 discentes concordaram com todos os itens presentes e, 12 concordaram parcialmente com 11 dos 15 itens. Dos 22 respondentes 100% concordaram que o curso possibilitou debates, trocas de experiências e ideias com a turma e somente 02 concordaram parcialmente que o curso seria de grande valia para o seu trabalho. Considerações finais: Foi possível identificar como potencialidades nos cursistas a implicação que estes têm com a gestão do cuidado as famílias; foi possível identificar ainda que as fragilidades na assistência podem, em parte, serem atribuídas às limitações para qualificar a atuação em virtude da ausência de espaços coletivos nas equipes que possibilitem trocas de conhecimentos, assim como a frágil articulação entre os diversos componentes da rede de saúde e da assistência social para oferta do cuidado as pessoas com transtorno mental ou em uso disfuncional de substancia psicoativa.

 


Palavras-chave


EDUCAÇÃO PERMANENTE, ATUAÇÃO PROFISSIONAL, SAÚDE