Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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SEMEADURAS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E CIDADANIA NA ESCOLA
VANIA ROSELI DE MELLO, CRISTIANE NUNES PEREIRA, NILVO MASULINI DE OLIVEIRA, ELIANE MARIA TEIXEIRA FLORES, KATIA CESA, CAMILA GIUGLIANI, PATRICIA GENRO ROBINSON

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


A participação social no Brasil e no mundo tem contribuído para a construção de políticas públicas em diferentes campos de atuação. A construção do Sistema Único de Saúde (SUS), baseado nos princípios da universalidade, equidade e integralidade, é fruto da ampla mobilização de diversos setores da sociedade, os movimentos sociais, trabalhadores, gestores e academia (BRASIL, 2011). Assim, este trabalho relata a experiência de um projeto de extensão que buscou articular a temática da participação social e da cidadania, tomando como referência as ações propostas pelo Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial instituída em 2007 e que se constitui numa estratégia de integração da saúde e da educação para o desenvolvimento da cidadania e qualificação das políticas públicas brasileiras.  Este projeto de extensão é resultado de uma parceria entre ativistas do Movimento pela Saúde dos Povos (MSP), professores e alunos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (ESPRS). As atividades foram desenvolvidas entre os meses de março a dezembro de 2017 junto à Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz de Azambuja Soares e à Unidade de Saúde da Família (USF) Santo Alfredo, ambas pertencentes à região da Gerência Distrital de Saúde Partenon-Lomba do Pinheiro. Uma primeira atividade ocorreu durante o dia da Solidariedade, evento realizado anualmente na escola, onde a preocupação com o espaço físico e o interesse na construção de uma horta ou jardim comunitário foi apontada por alunos, pais e professores. Posteriormente, foram realizadas visitas à Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro nas quais participaram mais de 100 pessoas entre alunos, professores e equipe do projeto. Após a visita confirmou-se a proposta de construção de uma horta comunitária, o que desencadeou a realização de um concurso de desenhos e frases entre os alunos da escola para a criação de uma mascote e escolha do nome do projeto. Contamos também com o apoio e orientação de um especialista em Permacultura para as atividades de intervenção na mata localizada no terreno da escola. Foram realizadas atividades de plantio, compostagem e educação ambiental. Algumas dificuldades importantes  ocorreram no decorrer deste período, tais como: a dificuldade de conciliar as atividades do PSE com a demanda da unidade de saúde, a greve dos professores estaduais e, na sequência, a greve dos municipários de Porto Alegre. Apesar das dificuldades, foi possível perceber o engajamento dos participantes no cuidado do espaço que é de todos, animados pela expectativa de terem um ambiente/saúde melhor e resgatando o sentido de cidadania e participação social que as atividades desenvolvidas despertaram. Neste sentido, o projeto evidenciou que a construção de um processo de cidadania e participação, não se faz da noite para o dia, pois, assim como no trabalho com a natureza, é um trabalho que envolve um tempo de plantar e de colher que exige dedicação, esforço e cuidado coletivo.


Palavras-chave


Cidadania. Saúde. Educação. Participação Social.