Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-02-05
Resumo
Apresentação: Pesquisa pode ser definida como uma investigação sistemática para acrescentar ao saber corrente um conhecimento que seja comunicável e verificável, que inicia a partir de uma pergunta, dúvida ou problema. A pesquisa é sempre um mergulho no desconhecido, motivado ou impulsionado pelo desejo de obter maior conhecimento sobre algo. A iniciação científica dentro da graduação desperta a vocação científica dos acadêmicos e incentiva talentos potenciais nos mesmos, através de sua participação em projetos de pesquisa, além de possibilitar o acesso e a integração do aluno à cultura científica e de desenvolvimento tecnológico e inovação. A iniciação científica é considerada uma atividade de vital importância para a formação de jovens pesquisadores, uma vez que dá ao aluno de graduação a oportunidade de ter o primeiro contato com a prática da pesquisa e ver a aplicação dos conceitos ensinados na sala de aula. A investigação na iniciação científica começa quando o aluno descobre um assunto pelo qual tem muita afinidade atribuída a avidez de ir mais a fundo no assunto e mais tarde poder compartilhá-lo. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por acadêmicas da área da saúde mediante a pesquisa durante a construção de um projeto de pesquisa. Desenvolvimento: Trata-se de um relato referente à experiência em pesquisa durante o primeiro projeto de iniciação científica. O período de pesquisa para construção do projeto foi de dezembro de 2016 a fevereiro de 2017, sob supervisão e apoio de uma orientadora e uma coorientadora. As pesquisas eram realizadas em casa ou na Universidade do Estado do Amazonas – ESA, quando possível, havendo também reuniões para acompanhamento com as orientadoras e encontros entre as acadêmicas para melhor andamento da pesquisa. Ficando resoluto a utilização de apenas artigos científicos, com datas mais recentes possíveis, para assegurar a veracidade das informações adquiridas. Resultados: A partir dessa experiência as acadêmicas obtiveram não somente novos conhecimentos científicos, como também um olhar mais crítico em relação ao que é publicado, veracidade dos artigos, melhores autores e etc. Houve o descobrimento de novas ferramentas de pesquisa como a Biblioteca Virtual em Saúde, Scielo, Decs, dentre outros. Também a oportunidade de conhecer o manual Vancouver alternativo às normas da ABNT. Além disso, a massante leitura que a pesquisa traz, estimulou a escrita, facilitando o desenvolvimento de ideias, textos e produção de artigos, apresentando também um leque de palavras e termos novos. Conclusão: Trata-se de uma das mais ricas experiências que um estudante de graduação pode ter, pois mesmo que não siga a carreira de pesquisador ele terá a oportunidade de complementar sua formação acadêmica, aprimorar seu conhecimento e se preparar melhor para a vida profissional. "Dominar o desconhecimento" é ainda mais necessário, ou seja, estando diante de um problema para o qual não se tem a resposta pronta, saber buscar o conhecimento pertinente e, quando não disponível, saber encontrar, por conta própria, as respostas por meio de pesquisa.