Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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ENCONTROS, CONFRONTOS E POSSIBILIDADES DO E-LEARNING NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DE ALAGOAS
Milene Mendes

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: do que trata o trabalho e o objetivo

Esse estudo teve por objetivo avaliar o e-Learning como estratégia para fomentar a Educação Permanente em Saúde (EPS) em Alagoas e o Programa EPS em Movimento serviu de base para esta investigação. Pretendeu-se conhecer o impacto da ação educativa mencionada (ofertada na modalidade e-Learning), para as práticas em saúde, analisando os encontros, confrontos e possibilidades proporcionadas pelo Programa.

Para do alcance desse propósito, foram traçados os seguintes objetivos específicos:

  1. Levantar os principais desafios do e-Learning em cursos voltados para a Educação Permanente em Saúde;
  2. Identificar às contribuições do e-Learning no que tange a mobilização, produção compartilhada de saberes, cooperação e construção de encontros a partir das práticas em saúde;
  3. Verificar os resultados de cursos de Educação Permanente em Saúde ocorrido à distância, para os serviços prestados em Alagoas.

O estimulo para realizar esse estudo emergiu da experiência da pesquisadora tanto com a EPS quanto com o e-Learning. Ademais, foi também tutora do evento pedagógico em foco, fatores que podem ser considerados como facilitadores para o desenvolvimento deste trabalho.

O programa pedagógico conhecido EPS em Movimento foi uma ação fomentada pelo Ministério da Saúde (MS), que viabilizou a parceria da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio do Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EDUCASAÚDE, 2014).

Destinou-se a atores sociais atrelados ao Sistema Único de Saúde e que cumprem ou pretendem cumprir papel de mediadores, facilitadores ou apoiadores em EPS. A formação foi estruturada por um percurso com carga horária de 360 horas, na modalidade a distância e momentos ou movimentos presenciais (EDUCASAÚDE, 2014).

Em Alagoas 58 alunos foram aprovados no curso, sendo 7 da Turma 01, 16 das Turmas 02 e 08, 7 da Turma 03, 11 das Turmas 04 e 05, 12 das Turmas 06 e 09 e 5 da Turma 07.

Desenvolvimento do trabalho: método do estudo

Trate-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, desenvolvido com alunos egressos do programa EPS em Movimento.

A amostra foi obtida pelas técnicas não probabilística por conveniência. Os critérios de inclusão foram: estar disponível no período da coleta de dados, ter disponibilidade de tempo para responder ao questionário e consentir em participar na pesquisa.

O inquérito por questionário foi o método de recolha de dados escolhido, logo foi adaptado para este estudo, o instrumento edificado por Amorim (2013, p.94) aprovado pelo Comitê de ética e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo – Plataforma Brasil com o Parecer de Número 38309 de 18/06/2012.

Para a estruturação do questionário foi considerado os seguintes aspectos: colocação das perguntas genéricas antes das especificas, substituição de palavras para evitar viés, duplo sentido ou jargões não familiares aos indivíduos foco da pesquisa, exclusão de perguntas de cunho repetitivo.

Na fase seguinte foi encaminhada pelo EducaSaúde uma planilha contendo a listagem do alunos aprovados no Projeto EPS em Movimento em Alagoas e seus endereços eletrônicos. A partir daí, foi enviada uma mensagem para essas pessoas (método de aplicação de caráter aleatório), convidando-as para a participação na pesquisa, explicitando o objetivo desta, o número de questões, assim como o tempo que tomaria para respondê-las.

Na mesma mensagem foi também apresentado um link que viabilizava a participação na investigação. Ao clicar neste link o indivíduo era remetido para outro sítio e se deparava com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e logo abaixo era questionado se o mesmo concordava ou não em participar da pesquisa. Caso fosse secionada a opção “Sim”, automaticamente as questões surgiam para o sujeito da investigação.

As questões específicas foram tratadas à luz da escala de Likert que permite aferir a opinião do pesquisado a partir da seleção de uma lista de 5 proposições: concorda totalmente; concorda parcialmente; discordo parcialmente; discorda totalmente; não se aplica.

 

Resultados e/ou impactos: os efeitos percebidos decorrentes resultados encontrados no estudo

Dos 58 alunos concluintes do Projeto EPS em Movimento, 41 (70,69%) responderam ao questionário. Desses atores 92,68% são do sexo feminino e 7,32% do sexo masculino.

Partindo para questões específicas, ao serem questionados se o curso proporcionou reflexão sobre o fazer cotidiano em saúde, 87,80% dos inquiridos concordam totalmente com essa proposição.

No que tange a utilização dos recursos tecnológicos, 1 (2,44%) indivíduo concorda totalmente que sentiu dificuldade em adaptar-se ao AVA e de usar as ferramentas disponíveis, 16 (30,03%) concordaram parcialmente, 12 (29,27%) discordam totalmente, 8 (19,52%) discordam parcialmente e  4 (9,76%) selecionaram a opção “não se aplica”. Quando perguntado se tal dificuldade influenciou no desempenho pessoal no curso, 19 (46,34%) discordam totalmente, 5 (12,19%) discordam parcialmente e 5 (12,19%) optaram por responder que não se aplica.

Na questão que indagou se o curso foi uma estratégia importante para formação e o desenvolvimento de trabalhadores do SUS, 37 (90,24%) alunos responderam que concordam totalmente, enquanto 4 (9,76%) concordam parcialmente. Na outra que questionou se o fato do curso ter sido na modalidade e-Learning facilitou o acesso e permanência na ação, 22 (53,66%) responderam que concordam completamente, 13 (31,71%) que concordam parcialmente.

A pesquisa demonstrou que 73,17% dos participantes concordam totalmente que o curso proporcionou a mobilizações, produção compartilhada de saberes, cooperação e construção de encontros a partir das práticas em saúde.

No que se refere ao protagonismo e independência intelectual, 26 (63,42%) concordam totalmente que o curso proporcionou esse comportamento entre os alunos, 14 (34,15%) concordam parcialmente e 1 (2,44%) discorda parcialmente.

A maior parcela dos inquiridos, 29 (70,73%), concorda totalmente que os conhecimentos adquiridos no curso proporcionaram transformações/mudanças na sua prática profissional.

A ultima questão despontou que 90,24% dos participantes concordam totalmente que indicariam o curso para outros trabalhadores do SUS.

 

Considerações finais

 

Diante dos resultados obtidos e respetiva análise, torna-se notória a efetivação
dos objetivos propostos inicialmente nesta investigação.

No que concerne aos aspectos operacionais da capacitação, percebe-se que o fato da maior parte da carga horária ter sido realizada a distância, favoreceu no acesso e permanência do participante no processo, uma vez que o mesmo não precisou afastar-se do ambiente de trabalho por um longo período para desenvolver as atividades pedagógicas, podendo ser executadas no momento mais apropriado para profissional. Embora tenha sido apontada a dificuldade para adaptação a plataforma virtual e suas ferramentas, esse ponto não foi considerado como elemento inibidor para o desenvolvimento de competências, pelo menos para grande maioria dos inquiridos.

Compreende-se ainda, que o método empregado na ação educativa converge com a proposta da EPS. Os discentes foram protagonistas do processo de ensino aprendizagem, sendo estimulados a refletir e trocar experiências sobre as práticas em saúde, na perspectiva de desenvolver habilidades e atitudes orientadas ao enfrentamento dos problemas cotidianos.

Num projeto futuro seria relevante avaliar um curso nesta modalidade sob a ótica do tutor. Ponderando que o atributo desse ator permeia a mediação das discussões, o incentivo a participação ativa, a intervenção e posposição de atividades e avaliação dos produtos edificados e dos alunos, seria de fato um estudo interessante a ser comparado aos resultados obtidos neste estudo, em que os sujeitos desempenham funções diferenciadas.


Palavras-chave


Educação a Distância; Educação Permanente; Sistema Único de Saúde