Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Júri Simulado Aplicado no Ensino de Ética e Profissionalismo para Estudantes de Medicina
Beatriz Yumi Osaki Chikui, Nathalia Gabay Pereira, João Igor da Costa Gomes, Anna Luiza Melo Machado, Caio César Chaves Costa

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: Ética e profissionalismo são fundamentais para estabelecer uma boa relação médico-paciente. No entanto, apesar de sua importância, ainda existem diversas situações de descumprimento desta em universidades da área da saúde. Nesse contexto, novas metodologias de ensino que permitam uma maior interação dos acadêmicos, e logo um maior interesse dos mesmos acerca destes assuntos, ainda são extremamente necessárias na realidade mundial, visto que possibilitam uma formação mais humanizada, com profissionais mais capacitados para lidar com intercorrências e com o próprio paciente. Desenvolvimento do Trabalho: O júri simulado ocorreu no dia 25 de novembro de 2017, contando com 20 participantes de diferentes universidades do Brasil e 1 moderadora. Primeiramente, foi apresentado pela moderadora do evento um caso clínico em que uma estudante de medicina expôs sua paciente tirando uma foto desta quando realizava um exame ginecológico, onde a paciente, sentindo-se constrangida, processou a estudante. Posteriormente, o grupo de participantes foi divido em dois: um que defendia e outro que acusava a estudante. Foram dados 10 minutos para que os grupos pensassem sobre como atuariam, depois 5 minutos de exposição sobre os argumentos que pensaram, 3 minutos de réplica e 1 minuto de tréplica para cada time. Impactos: Durante a discussão, os participantes levantaram pontos importantes sobre ética e sigilo médico, bem como acerca da relação médico-paciente baseado no Código de Ética do Estudante de Medicina e do Médico. Além disso, foi abordado sobre o papel do orientador/preceptor na graduação e sobre como a ética em relação ao paciente deve ser repassada por este ao acadêmico de medicina. Ao final de tudo, ainda foi discutido sobre as consequências que a falta de profissionalismo, ética e empatia com o paciente podem trazer tanto para quem está atendendo quanto para quem está sendo atendido. Os participantes atuaram ativamente no júri simulado, colocando esforço em defender/acusar a réu, demonstrando a adesão ao evento e o interesse por parte dos mesmos no assunto. Considerações Finais: O ensino da ética e do profissionalismo é extremamente importante para que os acadêmicos de medicina se tornem médicos mais humanizados. Além disso, este deve ser feito de forma dinâmica, de forma a permitir maior raciocínio lógico e melhor assimilação dos conteúdos, tornando o assunto mais interessante e importante para os estudantes.