Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
FATORES DETERMINANTES PARA AS PRÁTICAS SEXUAIS PRECOCE NA ADOLESCÊNCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Euler Lira Pereira, Flávia Maia Trindade

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


A adolescência é um período de transição da infância para a fase adulta na qual as descobertas sobre relacionamento afetivo íntimo entre as garotas e rapazes são mais intensas, assim como o despertamento das características sexuais reprodutivas. Os limites cronológicos da adolescência são definidos entre 10 e 19 anos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e estendendo de 15 a 24 anos pela Organização das Nações Unidades (ONU). Já o Ministério de Saúde do Brasil estabelece os limites de 10 a 24 anos.1

É uma fase caracterizada por alterações biológicas, sociais e familiares que geram características físicas e comportamentais, e necessidades únicas, intimamente ligadas às transformações psicológicas2. Na construção das características psicossociais do ser humano, a sexualidade, com enfoque para o relacionamento afetivo, tem relevância evidente, pois envolve gênero, vínculo amoroso, desejo e prazer, reprodução, e demais fatores que interferem no equilíbrio biopsicossocial3.

Atualmente, as relações interpessoais tornam-se produtos de interesses momentâneos e passageiros provenientes de uma busca urgente e, muitas vezes, descontrolada pela satisfação do prazer sexual.

Mediante o desenvolvimento sexual e a maturação de fatores que condicionam a concepção fetal, a adolescência é um período em que há sujeição ao início da sexualidade e possível prática sexual precoce.5

Mediante ao apresentado essa pesquisa pretendeu conhecer os fatores determinantes para o desenvolvimento das práticas sexuais precoce na adolescência, buscando elucidar o termo sexo e sexualidade no contexto de vida adolescente, dando destaque as singularidades dos adolescentes que iniciam precocemente sua vida sexual e assim contribuir com a qualidade da assistência de saúde no atendimento a adolescentes.

Para esta pesquisa, fundamentou-se no seguinte questionamento “Quais fatores são apresentados, ou considerados, determinantes para ocorrência da prática sexual precoce na adolescência?”

 

Este estudo objetivou conhecer os fatores determinantes para o desenvolvimento das práticas sexuais precoce na adolescência, enfatizando as singularidades dos adolescentes que iniciam precocemente sua vida sexual, e assim contribuir com a qualidade da assistência de saúde deste público. Trata-se de uma revisão integrativa, que selecionou publicações dos últimos 10 anos, nas revistas indexadas (Bdenf, Scielo, Lilacs e Pubmed), que envolvesse pesquisa de campo e abordassem os fatores determinantes para ocorrência da prática sexual na adolescência.  Do total de 239.972 artigos foram selecionados apenas 6 para análise. Nos artigos selecionados foram identificados fatores associados à iniciação precoce na relação sexual do adolescente, dentre os quais estavam: ser do sexo masculino; estar em situação de baixo nível econômico; ter pais com baixa escolaridade e/ou estar ausente do sistema educacional; estar inserido em ambiente familiar cujos pais não tem união estável; e estar associado aos comportamentos de risco à saúde.

 


Palavras-chave


Sexualidade e relação sexual, adolescência, Assistência à Saúde.