Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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TECNOLOGIA EDUCATIVA EM SAÚDE SOBRE MUDANÇAS ANATOMOFISIOLÓGICAS NA GESTAÇÃO E FASES DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO: EXPERIÊNCIA DE MONITORIA EM PROCESSOS EDUCATIVOS EM ENFERMAGEM
Elizama Pastana, Geyse Aline Rodrigues Dias, Crislen de Melo Conceição, Heliton Matos da Silva, Jessica da Silva Pandolfi, Dayana de Nazaré Antunes Fernandes

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: Durante a gestação o corpo da mulher sofre mudanças fisiológicas e anatômicas que são necessárias para que haja o crescimento e desenvolvimento adequados do embrião e/ou feto. Essas mudanças ocorrem desde o início da gestação e afetam vários sistemas do corpo humano, como: sistema circulatório, respiratório, digestivo, urinário, musculoesquelético, entre outros, sendo que em algumas mulheres trazem consequências como a dor e limitações na vida diária. Essas alterações produzem muitas vezes um impacto negativo e assustador na vida da mulher, justamente por esta não ter conhecimento acerca dessas mudanças, que podem ser avaliadas como normais ou não a partir das características clínicas. Reconhecer essas mudanças sistêmicas e locais no organismo materno é necessário para se identificar o que pode ser uma intercorrência da gestação. Um fator que contribui para a alta mortalidade materna e fetal (cerca de 8% das gestações) são as doenças hipertensivas que muitas vezes estão acompanhadas de edemas, principalmente nos membros inferiores, que podem evoluir para uma eclampsia ou causar crescimento fetal restrito, prematuridade, morte fetal e neonatal. Devendo atentar para valores pressóricos acima dos valores normais para as grávidas. Diante do exposto, desenvolveu-se um planejamento educativo contendo a abordagem do uso de tecnologia educativa em saúde a partir da utilização do Arco de Maguerez, a metodologia da problematização concentra seu enfoque na realidade social e objetiva atender as reais necessidades dos usuários de saúde conforme seu contexto. Esse mecanismo foi proposto por Charles Maguerez, sendo seu esquema realizado por outros autores em várias situações pedagógicas. O Arco é dividido em cinco etapas principais, as quais foram seguidas neste planejamento: observação da realidade, pontos- chave, teorização, hipótese de solução e intervenção. Foi identificada a seguinte problemática: carência de planejamento educativo em saúde voltado para as principais dúvidas das gestantes, visto à limitação de ações educativas que abordem a temática de desenvolvimento do embrião e/ou feto viabilizando a participação das gestantes a fim de sanar dúvidas quanto às manifestações em seu organismo. Assim, o objetivo geral do presente estudo foi desenvolver um planejamento educativo que incluísse instrumentos como tecnologia educativa em saúde para atender a necessidade de informação das usuárias no período da gravidez. A tecnologia em saúde aplicada classifica-se em: leve-dura, que são as tecnologias-saberes, que são os saberes estruturados que operam no processo de trabalho em saúde e tecnologias educacionais para educação em saúde como tátil, expositiva, dialogal, impressa e visual. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência, resultado do trabalho no projeto de monitoria dirigido por docente da atividade curricular Processos Educativos em Enfermagem I, da Faculdade de Enfermagem, da Universidade Federal do Pará. O projeto possibilita aos discentes do curso o desenvolvimento de atividades de ensino junto ao professor. Esta experiência descreve uma ação educativa desenvolvida por acadêmicos de enfermagem sob orientação da professora e monitores.  O local de realização da atividade educativa foi uma Unidade de Saúde Amazônica em Belém-Pará. O público alvo foram gestantes usuárias do serviço que se encontravam na área de espera da sala de vacina. Para a realização da atividade foram utilizados os seguintes recursos: flip chart, formas de embriões e fetos representativos em isopor e balões. A atividade foi desenvolvida em três momentos. O primeiro momento consistiu na apresentação do grupo e o primeiro contato com as usuárias, explicação de como se desenvolveria a ação e exposição dialogada sobre o desenvolvimento do feto com auxílio do recurso flip chart. O segundo momento compreendeu na apresentação dos alunos acerca dos acontecimentos marcantes em cada mês da gestação, o tamanho dos fetos e a importância dos cuidados em cada fase. Nesta etapa da atividade os acadêmicos utilizaram formas de embriões e fetos representados em isopor para as gestantes terem a oportunidade de visualizar e tocar identificando o tamanho e comparando cada mês gestacional. No terceiro momento realizou-se a dinâmica com balões que continham perguntas, sinais e sintomas da gravidez, onde as participantes poderiam compartilhar questionamentos, experiências bem como esclarecer suas dúvidas, esse momento também estimulou à reflexão crítica das gestantes sobre as alterações que podem ocorrer no organismo durante a gravidez, destacando normalidades e anormalidades. Resultados: Verificou-se que o suporte da docente bem como dos monitores durante o planejamento, aplicação e apresentação da ação e tecnologia ensejou um trabalho fundamentado em bases teóricas coerentes concedendo suporte para os alunos aplicarem o arco da problematização adequadamente durante todo processo. Assim, a atividade educativa considerou o contexto, problemáticas específicas, necessidades e interesses do público alvo o que despertou o interesse, estimulou o diálogo e criou situações para questionamentos entre os facilitadores e usuários do serviço.  Durante ação educativa, observou-se a participação significativa das gestantes em todos os momentos a atividade, a interação e contato com as tecnologias desenvolvidas despertou a curiosidade e estimulou o compartilhamento de experiências. Ao final da atividade foi proposta uma avaliação que consistiu em relato verbal das gestantes participantes sobre a ação educativa, incentivadas a partir de perguntas norteadoras: “Qual a percepção que tiveram sobre a ação educativa? Contribuiu para o desenvolvimento de conhecimento? Em que aspectos esta atividade pode melhorar?”. Assim propôs-se que a usuária expressasse comentários, críticas e contribuições. Grande parte relatou comentários positivos gerais. Nesse aspecto, a pergunta com respostas sem marcadores de escala contribuiu para uma avaliação baseada no livre diálogo entre agentes da ação e usuárias, contribuindo para o compartilhamento de saberes neste momento, pois uma crítica também pode ser fator de melhoras em outros desempenhos futuros. A autoavaliação do grupo de acadêmicos também foi realizada para avaliar seu desempenho na prática educativa, esta prática de avaliação é de suma importância, pois é um instrumento concebido que possibilita aos alunos analisarem o seu próprio desempenho, destacando potencialidades e fragilidades no processo educativo em saúde. Considerações Finais: Diante da experiência vivida neste projeto, pode-se concluir que o trabalho na monitoria possibilita ao monitor o contato direto com a docência, estimula a pesquisa e aprofundamento científico prático, bem como oferece aos alunos suporte teórico por meio de metodologias que enriquecem a prática de educação em saúde. Os benefícios estendem-se a população que é público alvo das ações educativas onde os alunos desenvolvem tecnologias em saúde que consideram a realidade de fato vivida pela população. Neste processo a atividade desenvolvida na atenção primária, com as gestantes, possibilitou ao docente, monitores e discentes desenvolverem o papel de facilitadores no empoderamento  das  usuárias frente às suas necessidades, visto que por meio da troca mútua de conhecimentos, tornou viável a sensibilização à respeito da temática abordada, assim como a construção de um pensamento crítico, possibilitando interferência em algum grau no contexto social.     


Palavras-chave


Educação em Saúde; Educação em Enfermagem; Gravidez.