Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: experiência sob a perspectiva docente
Marcos Silva, Juliane Fagundes

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: Este trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido por profissionais de saúde membros do corpo pedagógico do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional em Saúde da Família da Fundação Estatal Saúde da Família/ Fundação Oswaldo Cruz Bahia “Gonçalo Muniz” (FESF-SUS/Fiocruz), atuantes em uma Unidade de Saúde da Família (USF) no município de Lauro de Freitas, Bahia. Apresenta como objetivo geral relatar a experiência da formação em Preceptoria no SUS a partir do Curso de Especialização ofertado pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa e o diálogo com o processo de formação continuada dos residentes.

 

 

Desenvolvimento:

 

 

Após dar início à docência como preceptores e apoiadores pedagógicos em tal Programa de Residência em Saúde navegamos na formação a partir da utilização de metodologias ativas, as quais diferenciam-se do modelo de educação tradicional, e valorizam o aprendizado do cotidiano em campo de prática, a partir dos saberes prévios e reflexões sobre as práticas passíveis de transformação. Concomitantemente a esse processo, tivemos a oportunidade de cursar a Especialização em Preceptoria no SUS (PSUS),  um espaço inovador, de trocas e de muito aprendizado.  Ainda são difundidas muitas críticas ao processo de formação construtivista por vários colegas e residentes, fruto de uma expectativa de aprendizado pautado no modelo hegemônico tradicional, rápido, acomodado e de caráter já formado. Durante todo o curso foi buscado a perspectiva da desconstrução da formação antiga e a necessidade de aproximação com o método que estimula a autonomia, a criatividade, curiosidade, a busca livre pelo conhecimento, o conhecimento compartilhado, a síntese, a necessidade de um feedback e avaliação formativa dos processos vivenciados pelos atores envolvidos na formação da Residência em Saúde.

Resultados e Impactos

Nesses dois espaços de ensino-aprendizagem: o Curso de Especialização PSUS e a Residência, atuando como docente, se complementaram e o fato de serem vividos simultaneamente foi muito positivo. O fato de ambos estarem pautados em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, nos princípios e diretrizes do SUS e com a mesma linha de trabalho votada para qualificação e militância do SUS potencializou a aprendizagem, pois muito das trocas de experiências, saberes entre os colegas e conteúdos discutidos durante o Curso foram possíveis e viáveis de serem colocados no campo de prática da Residência simultaneamente. Outras vezes, a vivência prévia na Residência como participante do corpo pedagógico foi a responsável pela aprendizagem, antecedendo a discussão de determinada temática no Curso, o que produziu significado e contribuiu para a aprendizagem de outros colegas quando as experiências e referenciais teóricos eram relatados e refletidos no coletivo.

Considrações Finais

Além do desenvolvimento de competências na área da educação, o curso foi essencial para despertar competências na esfera da gestão e do cuidado em saúde, e foi possível ao final dessa trajetória reconhecer o nosso deslocamento enquanto aprendizes e membros de um corpo pedagógico.

 

 


Palavras-chave


FORMAÇÃO; METODOLOGIAS ATIVAS; RESIDENCIAS