Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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CRESCENDO SEM CÁRIE: PROMOÇÃO DA SAÚDE COM EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL EM CRECHES MUNICIPAIS DE MANAUS-AM.
Shirley Maria de ARAÚJO-PASSOS, Adriana Beatriz Silveira PINTO, Mayara Costa SOUSA, Anderson Andrade PIRES, Alessandra Andrade PIRES, Lauramaris de Arruda Regis ARANHA, Angela Xavier Monteiro, Brigitte NICHTHAUSER

Última alteração: 2018-01-23

Resumo


A partir da promoção de saúde e prevenção é possível que um indivíduo chegue a idade adulta sem ter qualquer experiência de cárie e doença periodontal, que são doenças da cavidade oral de maior prevalência na sociedade e podem ser prevenidas pelo controle mecânico do biofilme (escovação dental e uso do fio dental). As crianças são susceptíveis a serem livres de cárie se o hábito de higiene bucal for iniciado nos primeiros meses de vida, tendo os pais como principais responsáveis.  As doenças bucais infectocontagiosas podem ser prevenidas quando medidas preventivo-educativas são empregadas, pois a cárie dentária, doença de maior prevalência nas comunidades, pode ser prevenida pela desorganização do biofilme bacteriano. Neste contexto, o Programa Crescendo sem Cárie, desenvolvido via Universidade do Estado, como extensão, tem sido executado por professoras da UEA, 01 aluno bolsista e 03 alunos voluntários, desde Agosto de 2014, até a presente data. Atualmente, as 13 (treze) creches municipais da prefeitura de Manaus atendem cerca de 2.000 crianças de 1 a 5 anos, e possuem papel fundamental no desenvolvimento integral dessas crianças. É necessário aprofundar o conhecimento dos pais e professores, sobre a etiologia da doença cárie e as formas de controle, porque nesta faixa etária, as crianças requerem que os pais e professores realizem e estimulem sua higiene oral. O Programa Crescendo sem Cárie tem como objetivo principal promover a saúde bucal com educação em saúde e escovação dental supervisionada em crianças de 1 a 3 anos de idade matriculada em seis creches públicas no município de Manaus-Am, a saber: Creche Municipal Ana Lopes Pereira, Creche Municipal Gabriel Corrêa Pedrosa, Creche Municipal Magdalena Arce Dao, Creche Municipal Escritor Manoel Octavio Rodrigues de Souza, Creche Municipal Profa. Eliana de Freitas Moraes e Creche Municipal Profa. Virgínia Marília Mello de Araújo. As crianças recebem acompanhamento semanal, onde são observadas na sua rotina diária, a alimentação e a higiene bucal. As crianças participam da educação em saúde geral e saúde bucal e escovação supervisionada, com atividades que buscam educação em saúde, como pinturas, colagens e escovação em macromodelos. Os pais e responsáveis, bem como os professores participam das rodas de conversa realizadas pelos alunos de graduação do curso de Odontologia da UEA e pelas professoras orientadoras. As atividades propostas são realizadas, semanalmente, em cada creche. É realizada orientação para os professores e os pais das crianças matriculadas nas creches sobre higiene oral com educação em saúde por meio de rodas de conversa, nestas são abordados diversos temas. A orientação sobre a higiene bucal consiste em: orientações sobre a importância dos dentes, higiene bucal, escovação dental, uso do fio dental, limpeza da língua e a freqüência de higienização. Diversos temas são abordados nas rodas de conversa, dentre eles: orientação sobre a influência da dieta na evolução da cárie dentária, e quanto a importância de estabelecer hábitos alimentares saudáveis, com dietas menos cariogênicas e horários regulares; primeira Janela de infectividade; conhecimento por parte dos pais, responsáveis e professores, sobre  sua responsabilidade pela construção da saúde bucal da criança; a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento físico e emocional após a erupção dos primeiros dentes; placa bacteriana x higiene bucal (o que é, como removê-la); importância da dentição decídua; cárie dentária e doença periodontal; controle do uso de dentifrícios; medicamentos: presença de sacarose, flúor; orientação sobre a importância da amamentação, os hábitos inadequados (sucção de dedo, mamadeira, chupeta, posturas noturnas, respiração bucal) e sua influência no desenvolvimento das arcadas. A higiene bucal é um componente fundamental da higiene corporal das pessoas. Para realizá-la adequadamente requer aprendizado. Uma das possibilidades para esse aprendizado é o desenvolvimento de atividades de higiene bucal supervisionada. Esta visa à prevenção da cárie e da gengivite, através do controle continuado de placa pelo indivíduo, adequando a higienização à motricidade do indivíduo. Sua finalidade é a busca da autonomia com vistas ao autocuidado. Na etapa da escovação dental supervisionada, os pais e professores (em 02 tempos) realizam a higiene bucal das crianças, sob supervisão dos alunos graduandos bolsistas e voluntários, e é avaliando o aprendizado correto da escovação, ajustando, quando necessário. Nesta etapa são utilizados creme dental e escova dental infantil para as crianças e escova dental adulta, para os pais e professores. Coloca-se uma porção de creme dental (tamanho de uma ervilha) na escova dental e em seguida pede-se para fazer a escovação, conforme demonstrado. O Material didático utilizado na educação em saúde com as crianças, rodas de conversa com pais e professores, e nas escovações dentais supervisionadas, são: bonecos, escova e arcada dentária (macromodelos); álbuns seriados; creme e escovas dentais infantis e adultas; material de pintura; material de colagem; Folders e Datashow. Os professores, os pais e 830 crianças recebem orientações sobre higiene bucal, educação em saúde e temas relacionados a esta faixa etária por meio de rodas de conversas. Considerando que as crianças em idade pré-escolar estão começando a aprender conceitos e princípios que farão parte de sua formação, a educação alimentar e em saúde bucal, como qualquer outra atividade deve ser introduzidas o mais precocemente possível pelos pais e professores. Com isso faz-se necessário o conhecimento, dos pais e professores, sobre etiologia, patogenia, tratamento e controle das doenças dentárias, motivação, instrução em higiene bucal, destreza manual e adequação dos instrumentos de limpeza, desígnio a que este programa tem se proposto. Os professores de ensino pré-escolar são as pessoas de maior contato com as crianças depois da família, tornando-os agentes promotores de saúde essenciais na fase escolar, onde são responsáveis na ação de higienização até que ela tenha condições de, com este estímulo, elas mesmas poderem desenvolver ações de auto-cuidado. Com este programa pretende-se aprofundar o conhecimento dos pais e professores, sobre a etiologia da doença cárie e as formas de controle, porque nesta faixa etária, as crianças requerem que os pais e professores realizem e estimulem sua higiene oral. As atividades desenvolvidas no programa Crescendo se Cárie visa, principalmente, desenvolver a promoção de saúde, bucal e geral, para as crianças das creches onde temos trabalhado, e transmitir orientações sobre higiene bucal, alimentação, amamentação e problemas causados pela doença cárie. Porém, o ganho que temos tido, ultrapassam o passar de conhecimento científico sobre saúde geral e bucal às crianças, pais e professores. Há neste caminhar, principalmente, a troca de aprendizado obtido entre nós e os professores das creches, quanto à didática e metodologia de ensino a crianças de 1 a 5 anos, e também a troca de experiências com os pais, em relação à inserção desses hábitos na família das crianças. Com o desenvolvimento de hábitos e alimentação saudáveis se obtém uma melhor qualidade de vida. No início o programa era desenvolvido em quatro creches, atualmente seis creches são alcançadas com o programa, 830 crianças são alcançadas, bem como seus familiares. O programa Crescendo sem Cárie já está em sua terceira versão, o ideal seria expandir este projeto para todas as creches municipais em Manaus, a fim de que diminua os altos índices de cáries e perdas dentárias em crianças nos primeiros anos de vida.


Palavras-chave


saúde bucal; crianças; professores; creche