Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
O impacto da contratação de Médicos Especialistas para o Hospital Regional de Tefé
MARCELO DA ROCHA BENLOLO, MARIA ADRIANA MOREIRA

Última alteração: 2019-01-03

Resumo


INTRODUÇÃO

O Hospital Regional de Tefé, construído e uma área de 3112,10 m2 , inaugurado em maio de 2004, é uma instituição vinculada a SUSAM, habilitado em Gestão Plena, tratando-se do principal estabelecimento dos serviços de urgência e emergência médica na Região do Triângulo. É referência no atendimento aos municípios de Alvarãe, Uarini, Maraã, Fonte Boa, Japurá, Juruá e Jutaí.

Tem por missão, ser um hospital de referência e excelência, prestando assistência de média complexidade, atuando no sistema de saúde, valorizando os princípios da humanização, promovendo a cura, a reabilitação da saúde, fortalecendo a cidadania e em 2018 ser reconhecido como Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC.

O hospital possui 106 leitos habilitados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES/SUS, sendo assim distribuídos: Clínica médica 21, Clínica pediátrica 20, Clínica cirúrgica 27, Clínica obstétrica 36. Os serviços oferecidos são os seguintes: Ultrassonografia, Radiologia (analógico e digital), Eletrocardiograma, Banco de Sangue, Semi-UTI Neonatal, Cirurgias gerais eletivas, Exames Laboratoriais e Parto Humanizado.

DESENVOLVIMENTO

A Inserção de Médicos Especialistas no Hospital de Tefé-Am no período de janeiro a julho de 2017. Como reduzir o quantitativo de óbitos ocorridos no Hospital Regional de Tefé-Am?A ausência de profissionais médicos especialistas como pediatras, cirurgiões gerais, anestesiologistas e obstetras possibilitou que muitos óbitos ocorrecem, uma vez que as transferencias de pacientes para Manaus é muito onerosa e também muitas vezes desaconselhada.

Com o advento da inserção desta gama de profissionais, acreditamos que a resolutividade seja aumentada de forma significativa, além de possibilitar maior conforto para o paciente e desonerar os cofres públicos, tornando-se também um investivento social, dando assim maior qualidade de vida a população e segurança a equipe hospitalar.

OBJETIVOS

O presente artigo tem por objetivo mostrar em números quantitativos e qualitativos, referente ao período de janeiro a setembro de 2017, como se deu a inserção de médicos especialistas no Hospital Regional de tefé, e qual impacto posivito teve para o município, descrevendo de forma sintetisada dados estatísticos para apreciação.

METODOLOGIA

Onde foram analisados dados provenientes do SAME (Serviço de Atendimento Médico Especialixado) do Hospital Regional de Tefé, totalizando 67.500 procedimentos/atendimentos realizados, encontrados na sintese de produção mensal do HRT.

RESULTADOS

Os resultados da pesquisa indicam redução no número de óbitos em 30%, tanto em pacientes acidentados e também em óbitos materno, fetal e infantil. Conclui-se que o impacto foi taxativamente posivito, contribuindo assim para o bem da coletividade, trazendo portanto tranquilidade a equipe hospitalar e também para a gestão.


Palavras-chave


Especialistas, Óbitos, Resolutividade e Saúde