Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-22
Resumo
Relato de experiência acerca do uso da metodologia da problematização no eixo atividade integrada do curso de Fisioterapia na Universidade do Estado do Pará (UEPA) referente ao 4° semestre no ano de 2017 sobre a ótica de um discente. Assim como previsto pelo Projeto Político Pedagógico do curso de Fisioterapia do ano de 2016, que tem como base a interdisciplinalidade e as metodologias ativas de aprendizagem, o Eixo Atividade Integrada consiste em um eixo de carárter horizontal que visa a integração dos conhecimentos teóricos e práticos desenvolvidos nas outras modalidades de ensino. Com isso, tem-se como objetivo desse relato, descrever as etapas do processo de atuação do discente na Atividade Integrada durante o 4° semestre. Trata-se de um estudo descritivo, qualitivo do tipo relato de experiência, elaborado a partir da vivência da Fisioterapia aplicada na Saúde da Criança dentro de um Centro de Referência de Saúde na cidade de Santarém-PA. Inicialmente, a turma foi apresentada para quais locais de vivência seriam levados e divididos em subgrupos, as visitas seriam realizadas semanalmente em ambientes diferentes, sendo reservado duas semanas para cada um. O Centro de Referência em Saúde da Criança foi o primeiro cenário de prática visitado, no primeiro dia realizamos a primeira etapa da Metologia da Problematização que consiste na observação da realidade do Centro de Referência, analisamos quais profissionais atuam, os pacientes atendidos, a estrutura física dentre outras observações inclusas também na construção dos pontos-chave para elaboração da teorização dialogada após a visita entre os acadêmicos do subgrupo, o conteúdo pesquisado é socializado com o professor e orientado para a realização da última etapa, a aplicação à realidade, na semana seguinte a visita. A ferramenta e a teorização foram construídas para educação em saúde sobre estimulação precoce voltada para os pais de recém nascidos e bebês atendidos pelo centro de referência. Por fim, evidencia-se a Metodologia da Problematização como uma importante forma de ensino na área da saúde visto que ela integra e torna interdisciplinar os conteúdos estudados ao longo dos semestres.