Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A implantação do Programa Flor do Dia.
RAQUEL CUERCI DE SOUZA, MARCELO DA ROCHA BENLOLO, TATIANE MONTEIRO DA ROCHA BENLOLO

Última alteração: 2017-12-09

Resumo


Apresentação

O presente programa Flor do Dia, tem como finalidade principal, preparas as gestantes, usuárias do Sistema Único de Saúde de Tefé, através da prática de exercícios físicos, visitas técnicas, palestras, conversas e outras metodologias , com foco no parto normal, estimulando estas mulheres a realizarem com determinação as consultas de pré-natal, mostrando com o grupo as benesses do aleitamento materno.

Objetivo

Problemática: Considerando a quantidade grande de partos cesarianos e altos indicadores de utilização de fórmulas em pó na amamentação, Como estimular os partos normais e combater esses indicadores? Como estimular a presença dos acompanhantes no momento do parto? Como humanizar a ambuência do parto e nascimento?

Desenvolvimento

O programa nasceu em janeiro de 2017, tendo como norteador de suas atividades a preparação das grávidas para o momento tão esperado do parto, no seu desenvolvimento, realizou-se inúmeras atividades como acolhimento, busca ativa nas unidades básicas, palestras, entrevistas em meios de comunicações como rádios e jornais, redes  sociais e visitas aos setores como maternidade, sala de pré-parto, parto e pós-parto.

Também é garantido e assegurado a gestante e acompanhante o transporte de suas residências ao hospital, além de lanche e panfletos orintadores.

As visitas e atividades são realizadas todas as quartas-feiras e uma equipe multi-profissional composta de enfermeiros, assistentes sociais, obstetras, tecnicos de enfermagem e fisioterapeutas.

Resultados

Retração do indicador de partos cesarianos, chegando a médias aceitáves, recomendadas pelo Ministério da Saúde de até 25%. Aumento do vínculo mamãe bebê e adequação dos indicadores para o credenciamento na IHAC.

Considerações finais

Combater o uso de fórmulas infantis e estimular o aleitamento materno, foram fatores primordiais para melhorar a qualidade dos nossos atendimentos, intensificando assim a humanização dos partos e principalmente, abolindo a violência obstétrica do nosso hospital, agindo assim teremos crianças saudáveis e pais felizes e indicadores favoráveis.

 

 

 


Palavras-chave


Parto; humanização; cesária; saúde