Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Atividades lúdicas na prevenção contra Hepatitve C no Ambulatório do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV)
Fernanda Helena Oliveira Fecury da Gama, Matheus Jun De Paula Fugita, Luiza Silva Jobim, Raiane Mara Goncalves de Oliveira, Thainá Mendonça Bentes, Francilda de Sá Marinho Albuquerque, Salomão Laredo Jezini, Elder Nascimento Pereira

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação: o presente relato tratou de registrar as impressões e resultados pertinentes a um trabalho de iniciação científica decorrente do programa nacional "Jovens Talentos para a Ciência". Nele, junto da colaboração do Departamento de Morfologia da UFAM, trabalhou-se a prevenção de Hepatite C de forma lúdica e criativa no Hospital Universitário Getúlio Vargas como principal objetivo. 

Desenvolvimento: do período compreendido entre Março de 2015 e Fevereiro de 2016, esteve vigente uma das últimas edições do programa nacional "Jovens Talentos", o qual ajudou muitos universitários a fazerem iniciação científica como a relatada na experiência do presente trabalho. O tema escolhido a ser desenvolvido foi a prevenção de hepatite C com atividades lúdicas e artísticas desempenhadas no ambulatório do Hospital Universitário Getúlio Vargas, cuja vinculação é com a Universidade Federal do Amazonas. Após o período de revisão de literatura, realizaram-se visitas ao ambulatório nas quais se faziam cenas teatrais com o objetivo de falar, principalmente, sobre a prevenção da hepatite C, o que deveria ser feito para evitar preconceito contra quem houvesse contraído a doença e orientações a respeito de como proceder uma vez que seja confirmado o diagnóstico ou haja suspeita. Nessas ocasiões, aproveitava-se para distribuir panfletos explicativos que foram previamente elaborados pelos participantes do projeto.

Resultados: nesse período de 01 (um) ano, no qual foram realizadas visitas periódicas ao ambulatório do Hospital Getúlio Vargas, aproximadamente 100 pessoas foram beneficiadas com as atividades de prevenção, recebendo panfletos e assistindo encenações. Não raramente, receberam-se relatos de ouvintes que apreciaram e aprenderam muito ao ouvir a exposição encenada. Alguns portadores de Hepatite C confirmaram o drama vivenciado por eles e o preconceito que se gera em decorrência da doença e de pessoas que, referindo que mudarão sua atitude, confirmaram completo desconhecimento prévio do tema. Assim, pode-se afirmar, com segurança, que haverá mudança de conduta entre os que, por intermédio das atividades práticas, foram orientados. 

Considerações finais: Considera-se esse tipo de trabalho muito importante para a humanização do aluno, para se obter boa relação com o paciente e para conscientizar a população de que prevenir-se é a melhor maneira de evitar o contágio. Neste trabalho, aliou-se o conhecimento técnico com as competências lúdicas e artísticas da equipe, o que facilitou a compreensão do tema. Ademais, as atividades lúdicas proporcionam interação entre o acadêmico, pessoas com risco de contaminação e o enfermo. Elas são consideradas como terapias, pois ,de uma forma descontraída, leva-se ao paciente informações de suma importância e facilmente entendíveis. Certamente, a prevenção e orientação através de ações lúdicas são uma forma, de certo modo, inovadora de se conquistar a confiança e atenção dos ouvintes e participantes. Esse tipo de experiência não se obtém na graduação comum da graduação, mas foi, felizmente, aproveitada pelos alunos que conduziram as práticas.

Palavras-chave


prevenção;Hepatite C;ambulatório;atividades lúdicas;