Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO FORTALECIMENTO DO SUS
LARISSA LEITE BATISTA, SIMONE MARIA LEITE BATISTA, LAVINIA ARAGAO TRIGO LOUREIRO, CARLOS AUGUSTO SANTOS CONCEIÇÃO, SORAYA Vjekoslav

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Introdução A proposta do curso é aprofundar os conhecimentos de educação popular provocando reflexões e reorientações das práticas de educação em saúde vigentes no SUS, uma vez que elas ainda persistem na perspectiva prescritiva e transmissiva de conhecimentos, desconsiderando os saberes, linguagens e valores sociais das classes populares. Objetivos: Capacitar sete mil educandos, em 13 estados do Brasil, sendo 70% deles Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Vigilância em Saúde (AVS), além de outros profissionais da Atenção Básica, lideranças comunitárias e integrantes de movimentos sociais. Em Sergipe já foram capacitados em torno de 1500 educandos, e nessa nova etapa mais 420. Metodologia: processos de mobilização rodas de discussão, encontros, vivências e oficinas e tem como eixos estruturantes a pedagogia da problematização, a construção coletiva com os vários atores envolvidos e, principalmente, o despertar de sujeitos críticos e reflexivos, construindo um processo permanente e dialético entre o individual e o coletivo de ação/reflexão/ação, com o envolvimento de todos os sujeitos que dele participam, a inclusão das lideranças comunitárias e dos movimentos sociais é fundamental por considerarmos que os saberes e práticas em saúde não estão restritos aos profissionais e serviços de saúde. Além disso, a experiência acumulada por lideranças comunitárias e militantes de movimentos sociais em educação popular certamente enriquece a troca entre os educandos, bem como a apropriação de suas práticas educativas no fortalecimento de ações de mobilização da população na luta pelos seus direitos,  a formação tem carga horária de 160 horas . O EdPopSUS II está organizado em seis eixos temáticos - A construção da gestão participativa do curso e a experiência como fio condutor do processo educativo; A Educação Popular no processo de trabalho em saúde; O Direito à Saúde e a Promoção da Equidade; Território, lugar de História e Memória; Participação Social e Participação Popular no processo de democratização do Estado; O território, o processo de saúde-doença e as práticas de cuidado. O curso conta com material didático, desenvolvido pela EPSJV, composto por um guia e um livro de Textos de Apoio. A EPSJV coordenou em conjunto com a coordenação estadual as Oficinas de Formação Pedagógica realizadas no estado, voltadas para os educadores populares docentes do curso. Considerações e resultados: A avaliação dos alunos será integrada ao processo educativo. Mais importante que atribuir conceitos e notas que explicitem um poder e um controle, queremos constituir um processo de avaliação que contribua para a construção de conhecimentos sobre a educação e, especialmente, sobre a educação popular em saúde. A formação é uma das estratégias para a implantação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS), criada em 2013. A educação popular possui uma importância história  e estratégica para a construção do direito à saúde. Fundamentada, principalmente, no pensamento do educador Paulo Freire, a educação popular é uma prática contrária às formas de dominação, opressão, discriminação e violência que incidem sobre as pessoas em geral e sobre a classe trabalhadora em particular

 


Palavras-chave


EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE- FORMAÇÃO- SUS