Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A cadeia de Valor em Saúde: Discutindo valor para o Usuário da APS
Leandro dos Reis Lage, Aluísio Gomes da Silva Júnior

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


A cadeia de valor em se propõe a criar um fluxo de atividades, sejam elas assistenciais ou gerenciais afim de agregar valor ao processo de cuidado. Cadeia de Valor ou Fluxo de Valor são as ações presentes no processo de produção, que Segundo Rother e Shook (2003) podem ou não agregar valor ao produto final. Para Womack e Jones (2004) são ações que passam por três passos gerenciais críticos em qualquer organização: solução de problemas, gerenciamento da informação e transformação física.

Para Merhy (2007, p79) “o sentido último de qualquer serviço de saúde é o de se centrar no usuário e intervir a partir de seus problemas, procurando contribuir para um caminhar mais autônomo daquele, no seu modo de andar a vida”, portanto analisar o conceito de valor e propor uma cadeia de valor que ajude a organizar a assistência à saúde e as práticas de cuidado a partir da percepção do usuário pode um modo de consolidar os princípios do SUS, e oferecer um serviço de qualidade centrado no que o usuário necessita. A percepção por parte dos usuários é um componente importante dos processos avaliativos da qualidade do cuidado. (Mascarenhas, 2003; Silva Junior e Mascarenhas, 2004).  Valor é a definição inicial do Pensamento Enxuto, uma vez que todo o processo é definido a partir do que o cliente considera necessário ao produto final, valor é aquilo que é importante ao cliente, ou seja, tudo aquilo quer não agrega valor ao cliente é uma oportunidade de racionalizar, eliminar perdas. Existem diversos conceitos de valor, porém partindo da perspectiva de valor para o paciente o presente estudo toma como definição de valor: : Apreço atribuído, importância dada a um determinado bem ou serviço no qual é tido como objeto de desejo, ou seja, um conjunto de princípios que representa o ideal buscado. Diante do exposto o presente estudo tem como Objetivo Geral, Discutir a cadeia de valor em saúde a partir do conceito de valor para o usuário da atenção primária em saúde; e como objetivo secundário levantar e identificar na literatura os elementos de uma cadeia de valor em saúde voltada para o conceito de valor para o usuário da APS.

O levantamento bibliográfico sobre cadeia de valor e Atenção Primária à Saúde  realizou-se no período de 15 á 20 de dezembro de 2017 realizou-se nos seguintes bancos de dados: da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) onde estão contidas quatro bases: LILACS SCIELO e MEDLINE com os descritores: (“value chain") AND ( primary health care OR health services OR basic health care)  e no  Periódicos CAPES/MEC [qualquer] [contém] (“valuechain") [qualquer] [contém] (“healthcare”)Foram selcionados como critérios de inclusão obras dos últimos 20 anos, de língua Inglesa, Espanhola e Portuguesa, e excluídas obras repetidas e que não utilizava os conceitos de valor para o usuário ou não o incluíam no processo. Foram encontradas 540 obras que após a exclusão de duplicatas resultaram em 520 que tiveram seus resumos e títulos lidos resultando em um total de 40 obras que foram lidas na íntegra resultando em 3 obras selecionadas, já que as demais não consideravam o conceito de valor do para o paciente conforme a definição do estudo.

Rollow e Cucchiara (2016) elucidam 4 atividades críticas para criação de valor: (1) assegurar o acesso e a continuidade dos cuidados; (2) desenvolver uma relação terapêutica; (3) fornecer diagnósticos e tratamentos planejados e baseados em evidências; e (4) Envolver os pacientes através do planejamento de cuidados. Para os autores os usuários procuram os serviços de saúde valorizando as pré-condições de saúde, a cura, recuperação, a própria saúde e a experiência do cuidado, assim, recomendam 3 diretrizes para a implementação da cadeia de valor da atenção primária: 1) A utilização de métricas para a avaliação que reflitam melhor o que os pacientes valorizam. 2) Um modelo de cuidado contínuo centrado no valor do paciente. 3) Recursos substanciais que consigam apoiar novas práticas e cuidados.

Steinhart e Alsup (2001), afirmam que parcerias devem ser realizadas entres os atores envolvidos no proceso de cuidado durante as atividades da cadeia e elencam 5 elementos essenciais para o sucesso das parcerias na cadeia de valor em saúde: Confiança, Comunicação eficaz, monitoramento, relacionamento de longo prazo e valores compartilhados.

Korne et al (2009), propõe três eixos que integram os processos de cuidado: Avaliação do acesso do paciente nos processos de cuidado, Monitorização das informações referentes à saúde do paciente, e Informação; E propõe que as várias partes interessadas cheguem a um acordo sobre o que constitui o valor do paciente.

O conceito de acesso aparece de diversas formas nos textos, sendo um consenso em todos os autores, uma vez que se como diretriz das atividades escolhidas para integrar uma cadeia de valor o usuário é o centro da cadeia, para isso o acesso não se limita apenas a uma posição geográfica diferenciada, e sim como escuta qualificada, oferta de serviços, comunicação eficaz e principalmente acesso a informação.

A continuidade do cuidado depende segundos os autores do planejamento das ações, que criam vínculo, que garantem um relacionamento a longo prazo do usuário com o sistema, envolvendo- o cada vez mais em seu processo decisório no plano de cuidados, assegurando que seu conceito de valor esteja presente nas atividades da cadeia, estimulando a confiança do usuário no trabalho da equipe da APS.

“O bem estar dos membros de uma cadeia de valor é fundamental para o fluxo da cadeia”; “os serviços de saúde devem ser integrados como peças de um quebra cabeça, criando elos com o paciente ao longo da cadeia”. (Steinhart e Alsup ,2001 p. 79),

Apesar da discussão ainda em andamento, podemos perceber que a informação se constitui como principal diretriz de fluxo das atividades, uma vez que permite aos profissionais entenderem o conceito de valor que os usuários demandam ao sistema, assim como ferramenta essencial para criação de vínculo do usuário como o sistema e de criação de parcerias entres os demais profissionais envolvidos no processo de cuidado. O bom funcionamento das atividades assistenciais dentro de uma cadeia de valor exige um perfil profissional que consiga entender o processo saúde doença do usuário, uma vez que compartilham de valores constroem um modelo assistencial voltado para as necessidades do usuário.

É necessário avaliação constantes das atividades envolvidas na cadeia de valor, uma vez que o conceito de valor é uma constante mutável, que depende diretamente da sua experiência e condições sociais, ambientais e culturais do usuário ao longo da vida, onde novas práticas podem se fazer necessárias, assim como mudanças físicas, gerenciais e organizacionais para atender as demandas trazidas pelos usuários ao longo da produção de cuidado.


Palavras-chave


Cadeia de Valor em Saúde; Atenção Primária em Saúde; Cuida Centrado no Usuário