Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DE CÁRIE DENTÁRIA E QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS DA CASA DO IDOSO SÃO VICENTE DE PAULO NO MUNICÍPIO DE MANAUS-AM.
Enniquethen Lemos Rêgo, Thiago Pereira de Moraes, Adriana Beatriz Silveira Pinto, Lauramaris de Arruda Regis Aranha, Angela Xavier Monteiro, Shirley Maria de Araújo-Passos

Última alteração: 2018-01-30

Resumo


No Brasil a expectativa de vida cresce de forma acelerada, e de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) mostra que o número de idosos com mais de 60 anos vai dobrar nas próximas décadas e o despreparo para receber uma população que envelhece é preocupante para a sociedade. A medida com a qual esse processo ocorre traz consigo algumas dificuldades para esta população como a cárie dentária e a perda dentária que está diretamente associado com a qualidade de vida desses idosos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a relação do índice de cárie dentária com a importância da qualidade de vida da população idosa da Casa do Idoso São Vicente de Paulo no município de Manaus-AM. Foram realizados exame clínico da cavidade oral e aplicação do questionário de autopercepção dos idosos em relação à saúde bucal, o GOHAI – Geriatric Oral Health Assessment Índex. Foram avaliados 26 idosos acima de 60 anos, com maioria do gênero feminino (61,5%) e raça parda (61,5%.). A maioria dos idosos concluiu a educação básica (42,3%), seguido pelo ensino fundamental (30,8%). 100 % dos idosos apresentaram uma autopercepção em saúde bucal ruim, de acordo com o GOHAI. Quanto à prevalência de cárie foi encontrado um CPO médio igual a 26, sendo o componente Perdido, o mais prevalente. A autopercepção referida dos idosos quanto à sua saúde bucal de acordo o GOHAI foi ruim e a prevalência de dentes perdidos devido a cárie foi alta. Conclui-se que os idosos avaliados apresentam saúde bucal precária. Sugere-se a adoção de medidas preventivas, melhor orientação de saúde bucal e reabilitações com aparelhos protéticos para os idosos de Manaus-AM.


Palavras-chave


Perda dentária; Qualidade de vida; Idoso.