Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O papel do Movimento Estudantil na consolidação de uma nova formação em Saúde através do Bacharelado Interdisciplinar.
Arlindo Pereira de Souza Neto

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


A globalização e os avanços tecnocientíficos fundaram o paradigma da complexidade, o qual têm fundamentado todos os processos de saberes e práticas das áreas de conhecimentos na contemporaneidade. No campo da saúde a situação não é diferente, as necessidades complexas em saúde têm demandado uma nova maneira de se produzir conhecimento e trabalhar neste setor. Nesse sentido, a formação proposta tradicionalmente pelos cursos superiores em saúde brasileiros, fundamentadas no modelo médico-assistencial hospitalocêntrico, na fragmentação da aprendizagem e trabalho (de acordo com o modelo cartesiano) e na profissionalização e especialização precoces, tem apresentado limitações. Visando adequar-se as necessidades em saúde da população brasileira, bem como aos princípios e diretrizes nascidos junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) foi criado em 2008, no âmbito da reformulação do modelo de formação universitária da Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio da implementação do regime de ciclos. Este curso apresenta como proposta possibilitar ao futuro profissional de saúde uma formação de natureza geral e comprometida com o SUS, portanto, com os brasileiros. Utilizam-se diferentes visões da realidade visando desenvolver a competência de compreensão do mundo, e do campo saúde, do ponto de vista humanístico, científico e artístico. Esses três eixos permanecem articulados durante o BIS, objetivando fomentar nos estudantes a perspectiva MIT-disciplinar (multi, inter e transdisciplinar). Ademais, buscar-se-á desenvolver entre os alunos a autonomia para a aprendizagem, o que será obtido através do uso de metodologias ativas, colocando o indivíduo como protagonista de sua aprendizagem, e da flexibilização na construção dos currículos, que estará sob a responsabilidade dos discentes, podendo estes, como sujeitos transdisciplinares, caminharem por todos os cursos da UFBA.

 

Nesse sentido, o estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, por ter uma formação crítica, reconhece a necessidade de estar engajado nas lutas populares para que haja uma maior consolidação do projeto do curso, como também, do nosso Sistema Único de Saúde. Dessa forma, o Movimento Estudantil é um pilar importante para a nossa formação, pois é através dele que construímos lutas dentro da Universidade, pautando as reais necessidades do povo, através do Centro Acadêmico do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia. Assim, desde o ingresso de calouras/os, é feita uma recepção apresentando o curso e as dificuldades encontradas, fomentando o debate de que para além de conseguir concluir a formação no curso, é necessário que transforme aquele espaço para as próximas gerações que ingressarem, como também despertar na população de que a universidade precisa cada vez mais ser popularizada e ocupada pelo povo.


Palavras-chave


movimento estudantil; bi saúde; formação em saude;