Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A IMPLANTAÇÃO DO POSTO DE COLETA DE LEITE HUMANO NELY LIMA NO HOSPITAL REGIONAL DE TEFÉ
marcelo da Rocha Benlolo, maria adriana moreira, raquel cuerci souza, Tatiane Monteiro da Rocha Benlolo, Maria Luiza Medeiros de Moura, Silvia Carla Carvalho Martins

Última alteração: 2017-12-09

Resumo


Apresentação

O posto de coleta de leite humano é uma unidade fixa ou móvel, intra ou extra-hospitalar, vinculada tecnicamente a um banco de leite humano e administrativamente a um serviço de saúde ou ao próprio banco. O PCLH é responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta da produção lática da nutriz e sua estocagem, não podendo executar as atividades de processamento do leite, que são exclusivas do Banco de Leite Humano.

O Posto de Coleta de Leite Humano Nely Lima, inaugurado dia 20 de outubro de 2017, nasceu devido o clamor do sistema de saúde de tefé em ter resolutividade no próprio Hospital Regional de Tefé, uma vez que inúmeros casos de crianças prematuras, desnutrição, mães com HIV e com outros impedimentos a amamentação.

Objetivos

Implantar o Posto de Coleta de Leite Humano no Hospital Regional de Tefé. Quais os equipamentos necessários? Os profissionais a serem treinados? A logística empregada?

Desenvolvimento

Implantar o Posto de Coleta de Leite Humano no Hospital Regional de Tefé, deu-se de forma planejada juntamente com técnicos da maternidade Ana Braga e o Banco de leite do Amazonas, sendo que a Secretaria de Saúde de Tefé, forneceu todos os equipamentos necessários, dentre eles três freezeres, banho maria, bico de bunsen, quatro térmicos de 60 litros com cores azuis e vermelhas, relógio de parede, porta papel toalha, porta sabonete líquido, duas lixeiras inox, além da sala medindo 8m x 4m, com ambiência adequada, climatizada e duas técnicas de enfermagem treinadas no banco de leite da Maternidade Ana Braga.

Impactos

A Unidade de Cuidados Intensivos - UCI do Hospital Regional de Tefé, passou a ter este serviço e com isso melhorou a qualidade no atendimento a criança, estima-se que em um ano o quantitativo de 100 (cem) litros de leites serão captados e cerca de 120 crianças sejam beneficiadas, tando de Tefé como dos municípios vizinhos como Alvarães, Uarini, Maraã, Juruá, Japurá, Fonte Boa e Jutaí.

Considerações finais

Esta experiência, trata-se de suma importância para o município, pretende-se promover assim melhoria nos indicados e a cima de tudo colaborar para o bem estar dessas crianças, elevando o nome de Tefé como pólo de saúde pública no interior do Estado do Amazonas.

 

 

 

 


Palavras-chave


Banco de leite; amamentação; prematuridade; saúde.