Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A residência enquanto instrumento de educação permanente na atenção básica
Flávio Marques Damasceno, Benedito Mesquita de Araújo Neto, Ivna Arruda Sousa, Valdenia Cordeiro Lima, thalanikelson de oliveira Brito, Victor Hugo Lopes dos Santos, Jonas Mendes Oliveira, Fablicia Martins de Sousa

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Muito teóricos atuais já tem se questionado quanto o processo formativo dos profissionais de saúde e principalmente que leve em consideração a atuação profissional na saúde pública. Indicando a importância da vivencia pratica no processo pedagógico e na aprendizagem significativa. Nesta perspectiva, surge uma modalidade de formação em saúde direcionada para o SUS, a práxis, neste sentido, seria esta relação teórico-prática. Nos últimos anos o crescimento da atuação de uma variedade de profissionais de saúde no contexto da atenção básica, porém, ainda existe a necessidade de que a formação possibilite a vivência multiprofissional, possibilitando aos usuários um serviço mais direcionado aos interesses dos mesmos para que possa atender às necessidades da população. O presente trabalho tem como objetivo relatar descrever como se da o processo de educação permanente na residência multiprofissional na atenção básica. Quanto à metodologia trata-se de um estudo descritivo qualitativo. De acordo com a nova concepção de saúde, surgiu a necessidade de novos e maiores aparatos que se mostrassem suficientes e resolutivos para atender as demandas do território. O processo de educação em saúde é um método que está diretamente relacionado ao modo de atuação profissional, sendo determinada de acordo com a demanda do local e levando em consideração as reais necessidades dos indivíduos ali inseridos. Na estratégia saúde da família esse processo esta apoiado nos processos de aprendizado significativo sendo produzido através de oficinas, rodas de conversa. O processo de educação permanente em saúde esta intrínseco ao processo de trabalho profissional pois acontece nas trocas de saberes cotidianas em todos os processos de trabalho, neste sentido, se fortalece com a interdisciplinalidade, com a educação popular, e com o atendimento multiprofissional, levando em consideração não só o saber de núcleo, mais também o saber de campo. Contudo, surge o entendimento que o saber de núcleo não da conta das demandas locais de saúde sozinho, é necessário a atuação interdisciplinar e multiprofissional aliada a educação permanente, troca de saberes e educação popular. A residência multiprofissional enquanto estratégia de educação permanente nos territórios atua de forma interdisciplinar, na perspectiva da educação popular, o que se traduz num processo de trocas de saberes e praticas de cuidado em saúde. Podemos entender que educação permamente em saúde na sua definição pedagógica é um processo educativo que coloca o cotidiano do trabalho em analise dos processos das relações, por isso é um processo desafiador de realidades, ela acontece no trabalho, pelo trabalho e para o trabalho. Alem de permitir sensibilizar os mais variados profissionais tendo como principal intuito o de promover a qualificação dos mesmos para a prestação de cuidados aos seus usuários.

Palavras-chave


educação em saúde; atenção básica; interdisciplinaridade