Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-26
Resumo
Ao longo da vida, os seres humanos passam por diversas etapas, marcadas por mudanças em suas características, sejam elas físicas, psicológicas, sexuais, sociais, afetivas, biológicas. Tais alterações são determinantes na fase da adolescência, onde surgem questionamentos e desejos que definem significativamente o estado de ser e de viver. É imprescindível o apoio, compreensão e informações claras principalmente por partes de seus responsáveis e instituições aos quais estejam associados. Vale salientar a necessidade de trazer informações voltadas para sexualidade, onde os jovens são mais vulneráveis a gravidez precoce além de infecções sexualmente transmissíveis, o que torna fundamental a inclusão desses temas nos Projetos Pedagógicos das Escolas. Diante do exposto, o presente trabalho objetivo descrever as experiências vivenciadas durante intervenções realizadas em uma escola e a efetividade das ações frente aos estudantes. Trata-se de uma ação articulada com o ensino e a extensão, implementada por um grupo de discentes de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), entre os meses de setembro a novembro de 2017 em uma Escola Estadual do Ensino Fundamental II. Inicialmente, por meio de uma roda de conversa com os pais, buscou-se identificar o que era permitido transmitir aos adolescentes. Posteriormente, através de um questionário simples e sem identificação do nome, registrou-se a necessidade de informações sobre os seguintes temas: drogas, violência e sexualidade sendo este último objeto desse relato. As respostas foram organizadas por turmas (6º ao 9º ano) e respondidas de acordo com as necessidades de cada turma, através da explanação oral, vídeos e material didático prático. Abordou-se temas, como sexualidade, puberdade, identidade de gênero e planejamento familiar. A partir das intervenções pode-se notar o desconhecimento dos alunos e alunas com relação a identidade de gênero. Com relação ao tema puberdade notou-se um interesse maior por parte dos grupos em conhecer e compreender as mudanças ocorridas nessa fase da vida bem como as alterações corporais. Para explanação do tema foi proposto o desenvolvimento de trabalhos com vídeos e uma roda de conversa. Houve uma boa aceitação e participação das turmas, com exceção da do 6º ano, percebendo-se uma dispersão que dificultou o desenvolvimento da ação. No final do semestre organizou-se uma culminância onde todos os temas foram abordados em formato de feira científica, concomitante com a apresentação do Projeto Meio Ambiente e Promoção à Saúde, desenvolvido pela Escola. Foi possível identificar a necessidade de discussão e diálogo entre os jovens e multiplicadores em relação aos temas abordados. Considerou-se a ação relevante, uma vez que, ainda se percebe os altos índices de gravidez na adolescência e suas consequências. Cabe assim, a realização permanente e contínua de trabalhos dessa natureza, de forma multidisciplinar.