Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O processo de implantação do e-SUS AB nos estados do Amazonas e Acre
Ivonne Canseco Canales, Layana Souza Rebolças, Wenderson Wagner Garcia Matos

Última alteração: 2018-05-25

Resumo


O nome e-SUS AB faz referência a um SUS eletrônico, cujo objetivo é facilitar e contribuir para a organização do trabalho dos profissionais de saúde, elemento decisivo para a qualidade da atenção à saúde prestada à população.

Em 2015, através da Chamada de Currículos para Apoio à Implantação – Estratégia e-SUS AB a fim de garantir apoio aos municípios ainda não alcançados por essas estratégias, o ministério da saúde realizou a contratação e qualificação de consultores especializados para a rápida disseminação da implantação e treinamento das equipes para utilização dos sistemas.

Os consultores ofereceram apoio presencial em ações de implantação dos sistemas e-SUS AB – CDS e/ou PEC (de acordo com o cenário local), utilizou-se como critérios: municípios com profissionais Mais Médicos; municípios contemplados na estratégia e-SUS AB conectividade, integrantes do Plano Nacional de Banda Larga; e municípios que não enviaram dados no ano de 2014 ou com irregularidade no envio de dados para o sistema.

Entre as atividades realizadas pelo consultor estavam apoiar de forma presencial ações de implantação dos sistemas e-SUS AB – CDS e ou PEC, Identificar, por meio do Sistema de Controle de Uso ou contato direto com o gestor, Orientar o gestor municipal, o coordenador AB e o profissional de TI ou responsável pelo sistema de informação a respeito de seu protocolo de trabalho e possibilidades de atuação.

Como resultado das atividades realizadas foram comtemplados um total de 32 municípios na região 01, sendo 14 municípios no estado do Acre e 18 municípios no estado do Amazonas, no período de Abril a Outubro de 2015 realizamos visitas em 12 municípios, obtivemos uma média de 60 equipes de saúde da família capacitadas para uso do esus AB, já no estado do Amazonas, dos 18 municípios comtemplados foi possível realizar visita em 11 municípios, a logística e distribuição geográfica foi um ponto negativo nesse processo, ao total foram 88 equipes de saúde da família capacitadas.

As dificuldades percebidas no processo de implantação do e-SUS AB estiveram relacionadas também ao software insuficiente para as demandas informacionais; às pessoas, que apresentaram resistências em relação ao sistema; e à falta de infraestrutura das UBS nos municípios. Além disso, os profissionais responsáveis pela implantação do e-SUS AB, em sua maioria, não possuem formação ou especialização relacionada à área de tecnologias da informação, não são efetivos em seus cargos, e acumulam a coordenação da AB juntamente com a responsabilidade pelo e-SUS AB, o que tende a fragilizar e descontinuar o processo.

Outro ponto importante nesse processo foi a possibilidade de qualificação dos gestores municipais, a inserção dos mesmos no processo de implantação foi um ponto importante para que a logística dos treinamentos em cada município fosse positivo.

Tal relato de experiência foi realizado com o intuito não simplesmente de expor o processo de implantação do e-SUS AB nos municípios do Amazonas e Acre, mas, também, de servir de base no processo de implantação do sistema em outros municípios e de conhecimento de gestores, profissionais e da população em geral.


Palavras-chave


e-SUS AB, Atenção Básica, Implantação, Amazonas, Acre