Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A PRODUÇÃO DE VÍNCULOS PARA O CUIDADO TRANSDISCIPLINAR COM O(A) USUÁRIO(A) EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA: CONSTRUINDO ESPAÇOS DIALÓGICOS DESDE A GRADUAÇÃO POR MEIO DOS CÍRCULOS DE CULTURA
Cláudio Claudino da Silva Filho, Fabrine Maria Favero, Marta Lenise do Prado, Graciela Soares Fonsêca, Crhis Netto de Brum, Ariane da Cruz Guedes, Marcela Martins Furlan de Leo

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


O vínculo pode ser compreendido como uma conexão supra verbal estabelecida entre dois ou mais indivíduos, sendo respaldado, dentre diversos elementos relacionais, pelo diálogo, respeito e confiança. É construído em relações horizontais, democráticas e participativas, não podendo ser forçado ou concedido necessariamente pelo tempo cronológico de (re)conhecimento do(a) outro(a). Em situações de violência, a produção de vínculos é fundamental para aproximar profissionais de saúde e usuários(as) em uma relação terapêutica de cuidado holístico, sendo que essa necessidade pode e deve ser iniciada desde a graduação, sobretudo mediante estratégias didático-pedagógicas ativas de ensino-aprendizagem. Esse trabalho teve como objetivo geral compreender como graduandos(as) em saúde, em círculos de cultura, refletem sobre vínculo e sobre violência a partir das linguagens artístico-culturais da escrita e pintura, mediante construção coletiva de cartazes. Trata-se de um estudo ancorado nas concepções da Pesquisa-Ação Participativa (PAP), com abordagem qualitativa, utilizando os círculos de cultura de Paulo Freire como itinerário de pesquisa, visando promover espaços dialógicos e participativos para a ação-reflexão-ação. Participaram 23 acadêmicos(as) de 07 cursos de graduação em 03 universidades da região Oeste Catarinense, os quais já haviam participado em alguma edição do Projeto VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde), visando maximizar o pertencimento inicial do grupo. Foram desenvolvidos 05 círculos, com periodicidade geralmente quinzenal entre eles, e com duração aproximada de 03 horas cada, guiados por trabalhos em subgrupos, textos interdisciplinares sobre violência e cultura de paz, e questões disparadoras para motivar (ainda mais) o debate. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob parecer de aprovação nº 1.354.895 (07/12/15), e registro CAAE nº 51302415.1.0000.0121. Os resultados foram divididos em três categorias dialógicas, a saber: categoria dialógica 1 – “Temas geradores: O reconhecimento das violências plurais e dos pertencimentos solidários para semear a produção de vínculos”; Categoria dialógica 2 – “Codificação-decodificação: significando as violências e tensões na (des/re) construção de vínculos”; Categoria dialógica 3 – “Desvelamento crítico: ressignificando a cultura de paz como pavimentadora da produção de vínculos e os círculos de cultura como possibilidades dialógicas formativas”. Os resultados apontam para a necessidade da promoção de diálogos a respeito das violências nos cursos de graduação na área da saúde, tendo em vista que tais situações estão presentes cotidianamente nos serviços de saúde, e os futuros profissionais alegam não se sentirem preparados e com autonomia para atuar com essa complexidade. Para, além disso, elenca-se a necessidade de sensibilizar os(as) graduandos(as), e todos os atores/protagonistas formativos (docentes e equipe gestora educacional) em relação à cultura de paz, que fornece subsídios para o cuidado integral e humanizado aos(às) usuários(as) em situação de violência. Por conseguinte, o círculo de cultura exemplifica que espaços pedagógicos que sejam terapêuticos e (trans)formadores são viáveis nas matrizes curriculares, e para além delas, nos ambientes universitários de convivência humana majoritariamente hostil,  e o uso da arte e das diferentes linguagens favorece o diálogo, a escuta e a fala para além dos sentidos óbvios do “dito”.

 


Palavras-chave


Estudantes de ciências da saúde; Violência; Formação profissional em saúde; Arte; Educação superior.