Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Promoção da alimentação saudável no contexto escolar: experiência em um município do interior do Amazonas.
Karina Gama Peres, Kendria Kyellen Paz da Silva, Kendria Kyellen Paz da Silva, Elane da Silva Barbosa, Mayline Menezes da Mata, Elane da Silva Barbosa, Daiane Nascimento de Castro, Cléber Araújo Gomes, Cléber Araújo Gomes, Mayline Menezes da Mata, Daiane Nascimento de Castro

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Apresentação

A promoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis configuram-se como uma das diretrizes centrais da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). Um dos caminhos possíveis para alcançar tais objetivos com grupos etários menores, tais como crianças e adolescentes, é explorar a escola como um ambiente privilegiado para a promoção da alimentação saudável. Embora os desafios sejam diversos, acredita-se que a implementação de ações intersetorias, longitudinais e transversais apresente resultados positivos.

Experiências exitosas referenciadas na literatura apontam para a necessidade de  incluir atores estratégicos do ambiente macro estrutural que a escola está inserida nas ações de promoção da saúde. A abordagem dos contextos comunitários e familiares são imprescindíveis, devendo estar articulada com os componentes do ambiente escolar e com as práticas de educação em saúde. Neste sentido, um projeto de extensão intitulado “Infância Saudável” foi desenvolvido a fim de abordar a educação nutricional no âmbito escolar. As atividades foram desenvolvidas com o intuito de abranger o comportamento saudável tanto das crianças como dos próprios pais, tendo em vista que esses são os primeiros educadores e influenciadores nos hábitos alimentares de seus filhos.

Diante disto, o projeto de extensão objetivou desenvolver atividades educativas sobre a promoção da saúde e hábitos alimentares saudáveis com as crianças e com os pais e/ou responsáveis de pré-escolares de uma escola municipal do município de Coari /AM.

Desenvolvimento

O projeto de extensão institucionalizado no âmbito dos Programa Atividades Curricular de Extensão (PACE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) foi implantado no segundo semestre de 2016 e contou com a participação de docentes e estudantes dos cursos de Nutrição, Fisioterapia e Medicina do Instituto de Saúde e Biotecnologia. A escola municipal Sandra Braga foi selecionada para realização de ações de educação em saúde, abrangendo como público-alvo as crianças de 4-6 anos, e os pais e/ou responsáveis de pré-escolares de uma escola municipal, situada em um bairro de alta vulnerabilidade social, para orientar sobre a importância da alimentação saudável e comportamentos alimentares, ressaltando os alimentos processados e ultraprocessados, os quais são consumidos pela maioria dessas famílias.

Foram realizadas reuniões para planejar as atividades, executá-las e em seguida  confeccionados convites para a participação dos pais e/ou responsáveis dos pré-escolares. No encontro realizado com os pais, compareceram aproximadamente 40 em cada turno e todos foram identificados com placas coloridas que continham seus respectivos nomes com o intuito de estreitar os laços e valorizá-los. Em uma roda de conversa, compartilharam seus desafios e vivências cotidianas, com destaque para alimentação própria e dos filhos. Relataram como costumam realizar suas refeições, preferências alimentares e um dos aspectos mais evidenciados foram às limitações para o acesso a diversos alimentos.

Foi elaborado um jogo de perguntas e respostas, visando gerar ainda mais a participação e verificar o conhecimento dos pais sobre os alimentos e benefícios, principalmente os regionais. Alguns questionamentos foram: Para vocês, o que é ter uma alimentação saudável? Como é a alimentação do seu filho (a)? Qual é o seu papel na formação dos comportamentos, inclusive alimentares, das crianças? Tais questionamentos esclareceram a percepção dos pais e familiares quanto à alimentação dos filhos, seja dentro ou fora do âmbito escolar e o reconhecimento do seu papel na adoção dos hábitos.

Além disso, um painel lúdico e ilustrativo foi elaborado contendo informações sobre o teor de sódio e açúcares contidos em determinados produtos usualmente consumidos pelo público-alvo, em geral. Tal painel causou imenso impacto sobre a quantidade de sal e açúcares nestes produtos, onde foi ressaltado que pode acarretar sérios problemas à saúde e possíveis doenças crônicas.

Para a finalização das atividades, houve uma pequena palestra para tratar a respeito da alimentação saudável, partindo do preceito de se realizar as refeições em locais adequados e em família, horários indicados e a escolha por alimentos in natura e minimamente processados. Encerrou-se com um lanche, visando e incentivando o desenvolvimento saudável.

Com as crianças, as atividades educativas forem realizadas nos turnos matutino e vespertino, de acordo com o público – alvo, através da confecção de materiais didáticos, tendo como foco, atividades lúdicas que estimulam o aprendizado, do crescimento e desenvolvimento saudável.Realizou-se uma dinâmica para as crianças com o intuito de favorecer a integração dos participantes,Posteriormente, iniciou-se ação educativa nas salas de aula com a pergunta disparadora: “Porque comemos?” E as crianças responderam: “para crescer”, “para ficar forte”, mostrando que tinham pouco conhecimento sobre o propósito da alimentação saudável e seus benefícios.  A partir de então foram introduzidos algumas noções básicas da alimentação saudável.

A partir disso, ocorreu à divisão dos alunos em quartetos e executou-se um circuito, com o intuito de aprendizagem, fixação e incentivo de hábitos saudáveis. Foram apresentados determinados alimentos os quais se classificaram em saudáveis e não saudáveis, posteriormente, aplicação de atividades educativas, iniciando pela árvore denominada “saudável” e outra “não saudável”, onde teriam que realizar em equipes, a montagem das árvores de acordo com os alimentos. Depois, foi feita a prática dos sentidos, introduzindo novamente alimentos saudáveis e percebeu-se que as crianças tem pouco conhecimento sobre as frutas. E, para terminar as atividades, introduziu-se uma prática estimulando a forma correta da lavagem das mãos.

Impactos

Acredita-se que o projeto pode contribuir para o acesso ao conhecimento sobre os prejuízos à saúde do consumo de alimentos ricos em sódio, açucare e gordura, bem como a importância e as possibilidades  de adotar uma alimentação saudável em todas as fases da vida. Outro fator positivo foram as orientações sobre a questão de preparo dos alimentos, o acesso a alimentos regionais como  peixes e verduras, que são de baixo custo e alto valor nutricional, e que podem ser incorporados nas dietas. Além disso, o projeto orientou a escola para estimulá-la a realizar ações educativas em saúde de forma continua e articulada com professores e profissionais de saúde do território.  A inclusão dos pais/responsáveis como atores sociais protagonistas nas atividades educativas foi o grande diferencial para realização das intervenções educativas.No entanto, há de se destacar os desafios para a mudança de hábitos alimentares, tais como as limitações financeiras para adquirir alimentos, as preferências alimentares

Considerações finais

Pode-se afirmar que a execução do projeto reafirmou a conscientização sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis nos públicos trabalhados. A abordagem das atividades desenvolvidas pelos acadêmicos e docentes dos cursos de saúde buscou utilizar estratégias que favorecessem o entendimento dos públicos trabalhados, recorrendo a recursos lúdicos, dinâmicos e a interativos. Vale ressaltar da necessidade da dar continuidade as atividades por intermédio da capacitação dos professores e gestores escolares e fortalecer os laços interinstitucionais e programas governamentais, como uma possíveis estratégias de superar os desafios da promoção da alimentação saudável.

 


Palavras-chave


Alimentação saudável; educação em saúde, escolas