Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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NARRATIVAS DE PROFESSORES: A DOCÊNCIA NO PRÓ-SAÚDE E PET-SAÚDE
Sylvia Batista, GEOVANNIA MENDONÇA

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


APRESENTAÇÃO: Desenvolver e avaliar propostas de desenvolvimento docente na área da Saúde que privilegiem a prática docente, assumindo o desenvolvimento docente como um processo continuado e institucional, é um desafio que está posto para todos os envolvidos na formação em saúde. Neste contexto, expressam-se diferentes desafios, destacando-se a docência no cenário das políticas indutoras de formação em/para a saúde, a relação na tríade ensino-serviço-comunidade e o papel de mediação exercido dentro deste campo de formação. O Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAÚDE) objetiva incentivar a transformação do processo de formação na perspectiva da abordagem integral do processo saúde-doença. O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE), uma das ações potencializadoras do PRÓ-SAÚDE, objetiva fomentar grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o SUS, ancorando-se na integração ensino-serviço-comunidade. Este trabalho apresenta as trajetórias, concepções e expectativas de professores atuantes no PRÓ-SAÚDE e PET-SAÚDE de campi de uma universidade pública federal do sudeste brasileiro. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: a produção e análise de dados abrangeu narrativas de 9 professores, transcriadas a partir de entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados empreendeu-se uma análise de conteúdo do tipo temática, na qual se propõem a leitura crítica do material e categorização das falas em unidades de contexto e registro afim de apreender os sentidos e questões do discurso analisado. RESULTADOS: no processo de análise das narrativas foram apreendidas 83 unidades de contexto e 133 unidades de registro que permitiram a construção de categorias referentes aos eixos orientadores Motivações, Formar em Saúde, Docência em Saúde, Pontos Fortes, Fragilidades e Possibilidades. É possível apreender, a partir das análises realizadas, que os professores atuantes no PRÓ-SAÚDE e no PET-SAÚDE dos campi são, além de profissionais de saúde definidos por suas titulações, mulheres e homens comprometidos com a saúde e com a garantia de acesso aos direitos da população, trazendo consigo um rico repertório de experiências que remetem a um preparo ético e político para o exercício de um cuidado ampliado na saúde.A docência surge para eles como algo inerente ao campo da prática, potencializada por experiências ao longo de seus trajetos como o contato com alunos nos serviços, aproximação do campo da docência na pós-graduação e oportunidades correlatas. É também uma via pela qual através da formação, de acordo com as falas, podem contribuir ativamente no processo de construção do SUS.A partir das trajetórias de formação apresentadas, é possível inferir que eles aprenderam a ser docentes exercendo a docência nas experiências que lhes foram apresentadas e a partir disto, e de suas referências anteriores, deram vida ao modelo de docência que acreditam, da forma como acreditam. Ao relatarem ausência de formação para a docência desconsideram que em suas inserções estavam sendo preparados para este exercício, uma vez que implicados à temática e comprometidos com a formação em/para a saúde. Os professores identificam o PRÓ-SAÚDE e PET-SAÚDE como potente estratégia para o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva. Contribui também para a implantação de serviços que não existiam ou que não funcionavam da forma como deveriam além de promover mudanças no modo como os profissionais se relacionam entre si, com os usuários e com a rede, com os alunos e docentes. Uma questão importante é que os docentes que participaram deste estudo vivenciaram as diversas mudanças políticas e sociais que ocorreram no país entre os anos 80 e 90, tendo sido formados, em sua maioria, no “modelo pré-SUS”. São docentes comprometidos com a sociedade, e em seus percursos formativos estiveram envolvidos em movimentos estudantis e sociais, próximos a questões histórico-políticas motivados por diferentes causas.
Estas aprendizagens no campo das políticas públicas parece favorecer a atuação docente a favor da construção e defesa do SUS, superando a marca do especialista.  Neste sentido, promover experiências de formação docente que incorporem, também, questões referentes à história da saúde no Brasil, poderia ser um meio de sensibilizar os docentes quanto ao reconhecimento da implicação ético-política de seu trabalho como professor. É necessário ressaltar os dois diferentes cenários dentro dos quais as narrativas foram construídas, apesar da consonância entre as falas dos docentes. No campus de expansão, cujo Projeto Político Pedagógico preconiza a formação interdisciplinar e multiprofissional, os docentes se referiram ao PRÓ-SAÚDE/PET-SAÚDE como uma ferramenta que corrobora para o fortalecimento de um projeto já em execução, mas dependente de uma aposta coletiva - atualmente vive um período frágil por conta das diferentes concepções entre os docentes. No campus que originou a universidade, questões referentes à interação entre os diferentes cursos, espaços comuns no currículo e trocas ainda são pouco discutidas. Neste cenário, o PRÓ-SAÚDE/PET-SAÚDE tem contribuído para que ocorram mudanças e para que parte do corpo docente esteja sendo sensibilizado para este novo modo de produção de cuidado em saúde que prioriza a Interprofissionalidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Para os docentes que atuam no PRÓ-SAÚDE/PET-SAÚDE dos campi investigados não há dúvida de que para uma efetiva transformação, além de trabalho e tempo, são necessárias mudanças curriculares e institucionais que envolvam não apenas as questões referentes ao modo como os discentes são formados, mas também sobre condições e oportunidades aos docentes, afim de que seja possível suscitar, naqueles que ainda não se sensibilizaram, um maior comprometimento com a formação em/para a saúde. As políticas indutoras seriam, desta forma, meios para promoção de uma formação ampla, privilegiando todos aqueles que, envolvidos com o processo, formam e estão em processo de formação. O PRÓ-SAÚDE e PET-SAÚDE foram, de maneira geral, descritos como potenciais espaços de Educação Interprofissional, no entanto fica clara a necessidade de que iniciativas como o PET-SAÚDE possam ser ampliadas a mais estudantes, profissionais e docentes, configurando uma inserção curricular estruturante da formação. Os movimentos analíticos das narrativas permitem reconhecer a importância da formação in loco, a valorização do trabalho docente em detrimento da supervalorização da pesquisa como métrica central da avaliação docente, a formação de cidadãos e profissionais para atuarem no SUS e a integração entre universidade, serviço e comunidade como pilar fundamental para o desenvolvimento de projetos que tenham como objetivo a reorientação da formação em saúde nos diferentes espaços e para diferentes atores.

Palavras-chave


Docência; Saúde; Educação Superior; Políticas de Educação Superior; Narrativas