Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
O Bullying como antagonista social
Bruna Costa, Natalia Cherobin, Wesley Mees, Marlene Santes Klitzke Gabriel

Última alteração: 2017-12-13

Resumo


Apresentação: O Bullying, termo que designa o ato de agressão física ou psicológica, mostra-se agente fomentador de preconceitos e incompreensão emocional e está cada vez mais notável na rotina escolar. Pensando nessa realidade, criou-se uma proposta que procurou suprir a necessidade da construção de uma consciência empática. Desenvolvimento do Trabalho: O projeto compreende uma análise descritiva originada de uma experiência vivida pelos acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Regional de Blumenau (FURB) ligados ao programa federal PET-Saúde/GraduaSUS. O plano se desdobrou a partir de um encontro na Escola Básica Municipal Francisco Lancer, que contou com a participação de quarenta alunos do sexto ano e do grupo diretivo escolar. Com duração de duas horas, a intervenção se deu por meio de duas atividades, denominadas “Embarcando nas diferenças” e “Aquário da amizade”. Primeiramente, dividiu-se os estudantes em cinco grupos, sendo que cada conjunto recebeu uma folha A4, lápis de cores e tiras de tecido. Para execução da primeira dinâmica, orientou-se a elaboração de um desenho em forma de barco, sendo que cada aluno poderia riscar apenas um traço, então passando a vez para o colega ao lado. Assim, eles tiveram o tempo de trinta segundos para finalizar a prática, a qual foi repetida com algumas restrições inseridas por meio das tiras de tecidos. Essas limitações faziam alusão às deficiências físicas comumentes encontradas em nosso meio, como mudez, surdez, cegueira e ausência de membros superiores, que restringiram a execução da dinâmica no tempo estipulado. Dando continuidade às práticas, iniciou-se a segunda metodologia, realizada através da colagem de desenhos em um aquário previamente arquitetado pelos acadêmicos. As figuras construídas pelos alunos tinham formato de animais marinhos e espelhavam a sua própria personalidade. Findando as atividades, debateu-se suas morais entre os grupos, incitando a construção de uma consciência crítica e humanizada sobre o Bullying. Resultados e/ou Impactos: Salientou-se aos olhos o grande interesse dos estudantes pelos assuntos abordados. Esse entusiasmo evidenciou uma prévia concepção das consequências negativas oriundas do Bullying na rotina escolar. Além disso, no decorrer das intervenções foi observada grande cooperação entre os alunos, de modo que as limitações foram supridas através de apoio mútuo. Considerações finais: As morais inerentes às ações referiam-se à necessidade de respeitar as adversidades e particularidades individuais, conduta essencial para manter o convívio social harmônico e uníssono. Desse modo, é preciso grifar, por meio de projetos como esse, a heterogeneidade como instrumento de uma sociedade completa e funcional.


Palavras-chave


Bullying; Intervenção; PET-Saúde/GraduaSUS