Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Promoção da Saúde Mental em tempos de desmonte à saúde : um Desafio à Residência Integrada Multiprofissional
monique scapinello, Carine Capra ramos

Última alteração: 2017-11-09

Resumo


Introdução: A partir das Reformas Sanitária e Psiquiátrica, novos paradigmas de atenção, assistência e cuidado à saúde foram instaurados, sendo promoção um dos elos condutores. No entanto, em tempos de esvaziamento das políticas públicas e desrespeito aos direitos humanos básicos, faz-se necessária a discussão do lugar da promoção da saúde nos dispositivos do SUS.

Objetivo: Elucidar a experiência de residentes multiprofissionais a partir das suas apostas na promoção da saúde em espaços de cuidado em saúde mental.

Metodologia: Relato de experiência de residentes em saúde mental inseridas nos serviços de atenção psicossoial (CAPS II, Equipe de Saúde Mental e Atenção Básica) dos municípios de Porto Alegre e de São Leopoldo, RS.

Resultados: Percebemos que muitos serviços da rede têm trabalhado na lógica de resposta às demandas relacionadas a proteção e recuperação de saúde, algumas vezes deixando as ações e discussões acerca da importância da promoção em saúde como coadjuvante. A inserção de residentes nestes espaços possibilitou um olhar ampliado à temática, possibilitando-se trabalhar a integralidade dos cuidados em saúde, bem como diversificar as ações oferecidas aos usuários. Nesta perspectiva, podemos citar iniciativas como grupos de jardinagem e oficinas de horta, de habilidades sociais, artes, rodas de conversa nos dispositivos comunitários frequentados pelos usuários.

Discussão: Se faz necessário discutir e problematizar as práticas psi nos serviços. Oferecer uma escuta individual, prestar informações e trabalhar o sofrimento psíquico não devem ser os únicos alicerces da promoção em saúde mental. A clínica ampliada, uma vez que parte de uma perspectiva integrativa, requer vínculo, proximidade do território existencial e físico do usuário, além de tensionamento entre núcleo e campo.

Considerações Finais: Práticas de base comunitária, multiprofissional e de caráter territorial e coletivo são uma alternativa às práticas hospitalocêntricas e ambulatoriais e individualistas. A promoção da saúde mental se faz em todas os níveis de atenção, devendo perpassar questões como o exercício da cidadania, os riscos da cronificação e da segregação atreladas aos usuários de saúde mental, bem como as demais atividades e práticas a fim de abarcar o sujeito e as subjetividade de maneira integral

Palavras-chave


relato de experiência;residência multiprofissional; saúde mental; promoção de saúde