Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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OFICINA PARA GESTANTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO NO VER SUS NO ANO DE 2016/1 EM NOVA OLINDA DO NORTE - AM
Antônia Evilannia Cavalcante Maciel, Isamira Goes Batista, Milaine Nunes Gomes Vasconcelos

Última alteração: 2017-12-11

Resumo


INTRODUÇÃO

A oficina de gestantes em Nova Olinda do Norte foi uma estratégia criada pela Secretária Municipal de Saúde (SEMSA) com participação dos profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), tendo suas ações voltadas para promoção e proteção da saúde, e prevenção de agravos no período gestacional, utilizando-se principalmente a educação em saúde.

A oficina de gestantes é formada por uma equipe multiprofissional especializada e capacitada para a atuação educacional no pré-natal das gestantes ensinando e sensibilizando as gestantes do município quanto ao autocuidado e participação das atividades disponíveis para as mesmas, visando a saúde e o bem-estar materno e fetal. Essa ação mostra que ao longo dos anos a mulher ganha mais espaço na saúde, deixando de ser beneficiária passiva do desenvolvimento e passando a ser participante, tendo direitos integrais a saúde, regidos por princípios e diretrizes com propostas de descentralização, hierarquização, regionalização dos serviços, integralidade e a equidade da atenção, incluindo ações educativas, preventivas, de diagnóstico, tratamento e recuperação.

Dessa forma, pretende-se por meio deste trabalho descrever um relato de experiência vivenciado no Ver SUS no município de Nova Olinda do Norte.

METODOLOGIA

2.1 Objetivo

Relatar como é a dinâmica da oficina de gestante; a qualidade da educação permanente no pré-natal em grupo, assim como, a atuação do NASF e dos profissionais das UBS com as gestantes do município de Nova Olinda do Norte.

2.2 Tipologia da pesquisa

Trata-se de um relato de experiência vivenciado por uma participante do Programa Ver SUS.

2.3 População e local

Participaram da Oficina de Gestantes, 32 mulheres de idades variadas, que estão cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS), 11 profissionais da UBS (enfermeira, nutricionista, psicólogo, educador físico, fisioterapeutas e ACS). A reunião aconteceu no auditório do Centro de Referência de Assistência Social.

2.3 Método

Na quarta-feira, dia 24 de fevereiro de 2016, às 8 horas e 30 minutos, no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no município de Nova Olinda do Norte – AM, correspondendo ao segundo dia de vivência no Programa Ver SUS, nossa equipe foi convidada a participar da Oficina de Gestantes que acontecia mensalmente sendo realizada pelas UBS’s com o apoio do NASF. Cada UBS tinha seu mês de informação às gestantes na oficina. Nesse dia a equipe responsável por coordenar a oficina era da UBS Mônica.

Para vivência de tal acontecimento foi utilizado bloco de papel e caneta, máquina fotográfica e gravador. A oficina teve duração de aproximadamente 2 horas e 30 minutos, tempo esse distribuído entre cada profissional, e o feedback das gestantes. No término da oficina, foi distribuído brindes para todos os bebês, e lanche a todos os participantes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

No primeiro momento as gestantes são avisadas na consulta do pré-natal sobre a data e o horário da oficina. Elas se preparam e convidam seus companheiros a participarem com elas.

A equipe multiprofissional do NASF e UBS, abordaram temas diversos sobre saúde da mulher, incluindo assuntos voltados a sua área de atuação de cada profissional envolvido. Utilizaram meios comunicativos, audiovisual e dinâmicos, proporcionando a participação ativa das gestantes, compartilhando suas experiências. Observou-se o envolvimento e cumprimento dos profissionais com os temas inerentes à gestação. Foi enfatizado, pela nutricionista, alimentação saudável e seus benefícios na gestação; o benefício do ácido fólico e sulfato ferroso, e em que alimentos há a biodisponibilidade desses nutrientes. Ressaltou sobre os alimentos ricos em nutrientes e vitaminas, com baixo custo, levando em consideração o fator socioeconômico das gestantes e familiares.

A assistente social e o psicólogo abordaram sobre estado emocional e apoio familiar.

O psicólogo enfatizou alteração de humor causados pelo excesso de hormônio, e como trabalhar esses sentimentos de forma saudável. A assistente social ressaltou sobre a importância do amor, de ambiente social salubre para receber essa criança, e aceitação por seus familiares para que ela não se sinta rejeitada. Abordou sobre o papel da família na recepção da criança; como importância do apoio que a mulher gestante deve ter, principalmente se for menor de idade ou se a gravidez foi indesejada.

Após a fala da assistente social, foram feitas algumas perguntas às gestantes sobre a gravidez: número de gestações, e quanto ao planejamento da gravidez. Percebeu-se que a grande maioria das gestantes são multíparas; não fizeram o planejamento da gravidez; muitas aparentaram não estarem preparadas para a maternidade, e são menores de idade.

A enfermeiras do NASF e da UBS abordaram sobre assuntos da concepção até o parto. Falaram sobre as transformações fisiológicas em que o corpo da mulher passa; sobre os medos, mitos e verdades no processo de gestar e parir. Outro tema abordado foi sobre a amamentação, como amamentar e ser exclusiva até o sexto mês; inclusive os cuidados com as mamas.

O educador físico e o fisioterapeuta, falaram sobre a importância a atividade física com ênfase na hidroginástica, que é um projeto realizado por estes profissionais, sendo alguns dias da semana, exclusivos para as gestantes.

Ao final da oficina percebeu-se a satisfação das gestantes por terem a oportunidade, um momento e espaço dedicado a elas. Espaço onde se possibilitou despertar e sensibilizar para assuntos importantes inerentes ao gestar e parir, e que estão diretamente ligados a promoção da saúde e do autocuidado, além de externar dúvidas, medos e anseios; e poder compartilhar a troca de experiências. Observando postura, conversas e relatos, notou-se que algumas das gestantes do grupo, estavam adotando as orientações dadas em oficinas passadas. Isso mostra a importância da educação em saúde para uma prática saudável, responsável e consciente, refletindo no empoderamento da gestante quanto sua saúde e de seu filho. Porém ainda há resistência por parte de algumas gestantes, mas acredita-se que a continuação das oficinas, o trabalho em equipe, e a busca de estratégias motivadores, possam tocar e sensibilizá-las da importância desse trabalho, que é a melhoria da saúde materno-fetal.

CONCLUSÃO

Participar da oficina de gestante tornou-se uma oportunidade ímpar, além de fortalecer a educação em saúde como caminho práticas saudáveis, responsável e consciente. A oficina possibilitou momentos para esclarecimentos de dúvidas, medos e anseios referente ao processo de gestar e parir. Percebeu-se a integração e comprometimentos da equipe multiprofissional em trabalhar na oficina, notando assim, a qualidade dos temas e metodologia desenvolvida. Esse é sem dúvida um dos passos iniciais para a formação de mulheres empoderadas, bem como a construção de um novo olhar da saúde na atenção primária prestada às gestantes. Para atender às novas perspectivas exigidas pelo programa educação em saúde a equipe multiprofissional do NASF e UBS, são necessárias inovações no atendimento à atenção primária, e empenho no que diz respeito fazer saúde.

Refletiu-se a partir dessa vivência acadêmica, a importância do facilitador e multiplicador de conhecimentos; de contribuir para o bem-estar, e promoção da saúde de um determinado grupo proposto. Tentar compreender o outro, no âmbito além da saúde, visualizar um contexto socioeconômico, cultural e familiar. Foi possível ver na prática, a teoria conhecida na academia. Observar de perto o papel do enfermeiro na atenção primária, como ações de promoção à saúde, e prevenção de doenças através de práticas educativas.


Palavras-chave


oficina, gestante, pré-natal.