Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PROJETO DE EXTENSÃO NA ARTICULAÇÃO ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO
Daniela Bruno dos Santos, Soraya Solon, Isabella Cristina Fernandes de Souza, Laysa Maria Fernandes de Souza, Sara Ingrid de Rezende Ferreira

Última alteração: 2017-12-06

Resumo


Apresentação: A educação desempenha um papel fundamental na vida das pessoas, por meio dela é possível transmitir conhecimentos, valores, e cultura que, é uma construção histórico social, ou seja, sofre alterações de acordo com a época, região, economia entre outras questões envolvidas. A escola por ter um contato direto com as pessoas desde muito cedo, é um ambiente de grande influência nesse processo. Objetivo: Com as dinâmicas das oficinas do Programa Saúde na Escola (PSE), criado pelo Ministério da Saúde e Educação, foi elaborado ações com os seguintes temas: álcool e outras drogas; gravidez na adolescência; sexualidade; saúde reprodutiva e métodos contraceptivos; violência sexual; e suicídio, estes, relacionados com a demanda eminentes na região. O intuito foi promover reflexões e levar informações necessárias.  Considerados que, assuntos como estes, ainda são vistos como tabus e, precisam ser discutidos, pois a informação é um meio com potencial de prevenção. Metodologia: Durante os meses de abril e março de 2017, realizamos sete ações em seis dias não consecutivos com adolescentes do ensino médio noturno de uma escola estadual de Campo Grande/MS. As atividades foram desenvolvidas em uma sala, com trinta alunos, cada ação durou em média noventa minutos, de forma intercalada, ou seja, uma vez por semana para não prejudicar os alunos que saiam da aula para participar do projeto. No decorrer das oficinas, foram utilizados diversos recursos midiáticos, explorações de revistas, construções de cartazes em grupo, teatro, entre outros. Resultados: Os alunos se mostraram interessados e curiosos, percebemos que, na ação sobre saúde reprodutiva e métodos contraceptivos surgiram mais dúvidas, no dia que abordamos violência sexual eles demostraram não conhecer as formas de denúncia e proteção regulamentada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente; e sobre o suicídio não tinham conhecimento sobre os fatores de risco. Considerações finais: Não houve evasão, os alunos solicitaram que o projeto voltasse. Ademais, essa experiência traz contribuições que agregam na formação enquanto futuros profissionais da saúde, de maneira dinâmica, a educação entre pares possibilita um resultado que vem demostrando grande aceitação e aprendizagem de forma eficiente.

 


Palavras-chave


Adolescente; Educação; e Programa Saúde na Escola (PSE).