Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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OFICINA EM SAÚDE UMA ALTERNATIVA NA PROMOÇÃO A SAÚDE DO IDOSO: UM RELATO DE EXPERIENCIA VIVENCIADO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM
Antônia Evilannia Cavalcante Maciel, Irani Gama Viana, Francinete de Souza Timóteo, Maria Leonor Souza Brandão, Isabela Cristina de Miranda Gonçalves

Última alteração: 2017-12-06

Resumo


INTRODUÇÃO

A partir de 2003, passou a fazer parte da estrutura do Ministério da Saúde uma “área técnica” que torna os princípios teóricos, políticos e metodológicos acumulados e ainda a construção no campo da Educação Popular em Saúde, como orientadores de suas ações e de seu projeto político (BRASIL, 2007).

Protagonizado por múltiplos atores da sociedade civil: movimentos sociais, profissionais que atuam nos serviços de saúde, professores e pesquisadores de universidades, educadores populares e agentes populares de saúde, o processo de construção tem como base a reflexão sobre o estado da arte das práticas de educação em saúde nos serviços e a formulação de proposições com possibilidades de transformar tais práticas (BRASIL, 2007).

Vasconcelos (2001) resgata historicidade de constituição da Educação Popular em saúde no Brasil a partir da participação de profissionais de saúde em experiências de educação popular de bases freirianas nos anos 70, inaugurando uma ruptura com as práticas tradicionais de educação em saúde.

Neste atual panorama da atenção primária em saúde, entende-se que o maior desafio das equipes de saúde da família é organizar o trabalho, na conciliação da quantidade de atendimentos prestados com o cumprimento integral de todas as suas atribuições. A visão da estratégia de saúde da família como um excelente campo para a formação, articulação e fortalecimento da interdisciplinariedade e intersetorialidade, é uma ferramenta importante para auxiliar as equipes nesta tarefa.

Nessa linha de cuidado exercida pela atenção básica realizou-se no dia 28 de setembro do ano de 2018 realizou-se a educação em saúde com os idosos usuários do Sistema Único de Saúde que realizam acompanhamento da Hiperdia na UBS Dom Milton Correa, bairro Santo Agostinho.

Durante a ação abordamos temas sobre Alimentação Saudável, benefícios da prática de atividade física, como evitar quedas. Para a educação em saúde contamos com a presença do grupo da terceira idade Nova Vida que tem um papel fundamental a saúde dos idosos da comunidade Santo Agostinho, o grupo funcional semanalmente em uma escola localizada próxima a UBS. O grupo oferece aulas de hidroginástica, atividades físicas funcionais, dança entre outras atividades voltadas a saúde do idoso.

OBJETIVO

Sensibilizar o idosos e familiares quanto aos assuntos abordados, refletindo no diferencial da promoção da saúde e do autocuidado com isso fortalecendo a educação em saúde como caminho de práticas saudáveis, responsável e consciente, considerado um dos passos iniciais para a formação de idosos empoderados.

MÉTODO

Para a atividade utilizamos de palestras dinâmicas com perguntas e respostas, motivando os participantes a interagir com as ações, despertando a expressão de seus desejos de aprender e contribuir com seus conhecimentos e vivencias do dia a dia enriquecendo assim a educação e saúde e enfatizando a importância de reconhecer seu papel como gestores do alto cuidado e da prevenção de agravos a saúde.

Utilizamos dos seguintes materiais para abordagens dos temas estabelecidos: data show, vídeo contendo uma abordagem simples sobre a promoção a saúde da pessoa idosa e prevenção de quedas na terceira idade, vídeos esses retirado do site UNASUS, pirâmide alimentar, alimentos representativos. Materiais esses que foram cruciais para uma abordagem mais didática, simples e explicativa de qualidade.

Ao final foi servido um lanche e sorteio de brindes a todos que se encontravam presentes, momento esse de confraternizar para criar vínculo entre os profissionais da saúde e a comunidade.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

As ações realizadas com essa faixa etária tiveram como foco auxiliar na autonomia destes pacientes frente a tais problemas de saúde e, assim sensibilizar a terceira idade, seus familiares e cuidadores para os assuntos expostos, por meio de perguntas, questionamentos. Dessa maneira, resultar uma troca de conhecimento e de interação entre os idosos e acadêmicos.

Os temas em saúde abordados tiveram como enfoque problemas que agravam a saúde do idoso, dentre os quais podemos destacar “alimentação saudável” e “práticas de atividades físicas”. Estas ações buscam repensar as questões educativas aplicadas na vida diária e, também auxiliar e fomentar a conversas com esses idosos que ofereça desta forma uma melhor compreensão do cuidado que devemos ter com a saúde através da prevenção.

Dentre os aspectos relevantes, emergidos no contexto da ação, destaca-se a satisfação dos idosos em dividir histórias e dar exemplos, tornando esses momentos válidos para promover a troca educativa e permitir que as acadêmicas exerçam a prática da escuta. Acredita-se que a escuta do enfermeiro é a entrada para a satisfação das necessidades dos indivíduos e consequentemente um elemento importante na consolidação do acolhimento (ROSSI; LIMA, 2005). A escuta qualificada em todo o processo da atenção básica ajuda a equipe de estratégia e saúde da família a identificar fatores de risco e agravos a saúde.

Outro aspecto a ressaltar, é a importância de o acadêmico de enfermagem desenvolver um cuidado qualificado à esta parcela da população, visando profissionalismo e responsabilidade como fraturo profissional que presta uma assistência de qualidade.

A importância desses idosos terem o empoderamento do autocuidado a saúde e a participação grupos de idosos como o “Nova Vida” traz essa oportunidade a essa população da terceira idade de poder promover o cuidado da mente e do corpo em comunidade socializando com novas pessoas e mantendo uma qualidade de vida satisfatória e consequentemente a integração desse idoso a sociedade.

Com isso, mostra-se a importância do envelhecimento saudável, destacando que neste momento é necessário o desenvolvimento da autonomia, ou seja, a capacidade do idoso determinar e executar seus próprios desígnios. O idoso pode ser capaz de gerir sua própria vida e determinar quando, onde e como se darão suas atividades de lazer, convívio social e trabalho. Como fator resultante de um tratamento bem-sucedido, eles mantêm sua autonomia, são felizes, integrados socialmente e, para todos os efeitos, saudáveis (RAMOS, 2003).

CONCLUSÃO

As atividades de educação em saúde em grupos de terceira idade para idosos mostrou-se de extrema relevância para esta população pois auxilia os mesmos na busca de uma melhor qualidade de vida, do relacionamento interpessoal, na melhora da comunicação, na promoção do autocuidado. Os grupos proporcionam para esses indivíduos uma atenção biopsicossocial, estimulando não somente a relatarem suas dificuldades, mas proporciona um apoio mútuo entre esses idosos que vivenciam situações parecidas e através do conhecimento e orientação adquirida nas palestras geram aos mesmos o empoderamento no autocuidado a saúde.


Palavras-chave


Educação em saúde, idosos, preveção