Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Percepção do PMAQ pelos Secretários Municipais de Saúde da Bahia.
Maria Luiza Leitão Campelo, Manoel Henrique de Miranda Pereira, Thais Gaspar dos Reis Ferreira, Jacqueline Silva do Bomfim, Stela dos Santos Souza

Última alteração: 2017-11-27

Resumo


O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) propõe novo modelo de gestão do sistema de saúde que promove reorganização, planejamento, execução e melhoria do acesso e qualidade do atendimento na Atenção Básica. A pesquisa buscou identificar os benefícios e as dificuldades na operacionalização do PMAQ-AB junto aos gestores municipais de saúde. Essa análise foi resultado da experiência de participação no treinamento dos entrevistadores de campo da avaliação externa do 3º Ciclo, que teve a participação do apoio institucional do COSEMS/BA, que desencadeou no interesse em levantar a percepção dos gestores para melhor preparar os municípios para essa fase. A coleta de dadosocorreu por meio de questionários, aplicados de 13 a 18 de Julho de 2017 durante o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e envolveu 100 gestores. Na percepção dos gestores o PMAQ-AB tem sido importante ferramentapara a gestão dos recursos destinados à saúde.  Entre os avanços foram apontados: melhoria da estrutura física das unidades de saúde, aumento do recurso financeiro, qualificação do atendimento, integração e envolvimento da equipe, organização do trabalho e fortalecimento da gestão. Entre os desafios citados: maior envolvimento dos gestores e outros setores da prefeitura, a prática cooperativa entre as equipes de saúde, a capacidade de entendimento das equipes, a premiação para as equipes, divulgar melhor as ações, qualificar a aplicação do recurso e manter a qualidade da assistência. Essa coleta de dados contribuiu positivamente na experiência posterior com a avaliação externa nos municípios baianos, subsidiando melhor orientação aos gestores, assim como, serviu para apropriar os avaliadores externos sobre a realidade vivida pelos gestores municipais. Os resultados demonstram como o programa nacional é percebido positivamente pelos gestores através do potencial de aprimorar as práticas gerenciais e assistenciais e gerar movimento de avaliação no âmbito da Atenção Básica.


Palavras-chave


Qualidade, Atenção Básica