Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Um mapeamento das questões éticas presentes no fazer cotidiano da equipe de telerregulação e teleconsultoria do Núcleo de Telessaúde do Estado da Bahia.
Gladys Reis de Oliveira, ADEILDA ANANIAS, Erica Lima Costa de Menezes, NAIARA FREITAS CARVALHO DE ANDRADE, KARINA RODRIGUES LELIS, Elis Carla Costa Matos Silva

Última alteração: 2018-05-29

Resumo


Apresentação: O Núcleo de TelessaúdeBa oferta ações de Teleassistência e Tele-educação com objetivo de melhorar a resolubilidade das ações junto às equipes da Atenção Primária à Saúde. A teleconsultoria, parte das ofertas do Núcleo, consiste em interação por meio de tecnologia digital entre Telerregulador e Teleconsultores com os solicitantes (profissionais de saúde) de forma síncrona (vídeo) e assíncrona (texto) com envio de respostas baseadas em evidências. Os avanços tecnológicos permitem assim, a aproximação e o contato entre profissionais para discussão de casos, mesmo que estes estejam distante fisicamente. Esse novo fazer carrega uma série de questões éticas que precisam ser identificadas, estudadas e discutidas para qualificação do agir das equipes de teleconsultoria e telerregulação. O presente estudo tem como objetivo apresentar um mapeamento realizado, pela equipe de teleconsultoria e telerregulação, presencial, do Núcleo de Telessaúde Bahia, sobre as principais questões éticas presentes no seu fazer cotidiano. Desenvolvimento do trabalho: Foi realizado um levantamento e sistematização, das questões referentes à temática, em uma roda de conversa entre as teleconsultoras de odontologia e a monitora de telerregulação. Em seguida, foi apresentado em uma segunda roda de conversa para toda a equipe de teleconsultores e telerreguladores presenciais para validação e complementação. Resultados: Os resultados foram sistematizados em 04 (quatro) blocos temáticos, a saber: (1) Questões éticas referentes ao conteúdo das teleconsultorias; (2) Questões éticas relacionadas à construção das respostas; (3) Sigilo, confidencialidade e privacidade das informações; (4) Questões éticas referentes ao uso da Telessaúde (teleconsultorias) para ampliação da autonomia dos solicitantes. Considerações finais: A qualificação das ações ofertadas pela Telessaúde perpassa pela constante reflexão sobre o fazer dos profissionais de saúde e equipes que atuam nos Núcleos Técnicos Científicos. Uma reflexão que deve acontecer intra e extra núcleo considerando as diferentes iniciativas e distintos cenários, buscando assim ampliar os olhares e a capacidade de atuação das equipes.


Palavras-chave


Telessaúde; Ética; Teleconsultoria; Telerregulação; Atenção Primária à Saúde.