Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A IMPORTÂNCIA DE CONHECIMENTOS SOBRE PRIMEIROS SOCORROS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE BLUMENAU-SC.
Carolina Bevervanço Veiga, Luiz Guilherme Seibel, Isabela De Luca, Wesley Mees, Bruno Antunes Wiethorn, Alexandra Zamboni Borges, Arthur Mandalis Sônego, Daniela Priscila Oliveira do Vale Tafner

Última alteração: 2018-05-26

Resumo


Apresentação: Dentre os deveres da educação em saúde estão a orientação da população em relação ao seu bem-estar e encaminhamento para o tratamento, por meio dos agentes comunitários de saúde (ACS). Aliado a isso, ações desenvolvidas pelo Programa Saúde na Escola (PSE) tem com intuito fomentar atividades de prevenção de doenças e promoção de saúde tendo como mediadores os professores no ambiente escolar. Dessa maneira, fica evidente a importância de intervenções para auxiliar professores e ACS nesse processo, assim como a capacitação realizada sobre primeiros socorros em setembro de 2017 na CEI Oswaldo Deschamps e na ESF Armando Odebrecht pelos estudantes de medicina da 3ª fase da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Neste trabalho propõe-se demonstrar a importância da propagação de saúde para a população, tanto através de agentes promotores de saúde (ACS), quanto para profissionais da educação (professores). Além disso, busca-se evidenciar a relevância dos primeiros socorros para o cotidiano dos trabalhadores. Descrição da experiência: a organização prévia foi baseada em um planejamento estratégico por meio de um encontro entre os estudantes e os profissionais do 3º Batalhão de Bombeiros Militar – SC, no qual foram discutidas problemáticas referentes ao atendimento inicial em casos de fraturas, hemorragias, paradas cardiorrespiratórias e obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE). A partir disso, os alunos já capacitados tornaram-se intermediários dessas informações, filtrando, assim, os conhecimentos específicos tendo como finalidade visar uma aproximação maior com a realidade cotidiana de cada profissional. Para a realização das intervenções foram utilizados manequins de treinamento (adultos e infantis), banner informativo sobre os primeiros socorros produzidos pelos próprios estudantes e um reanimador manual (ambu), sendo estes disponibilizados pela FURB. As atividades consistiram em uma explanação inicial sobre condutas emergenciais, em que os alunos demonstraram situações comuns do dia-a-dia que podem ser evitadas com apenas informações básicas de atendimento. Por último, o público alvo das palestras realizou dinâmicas que simulavam engasgamento e parada cardiorrespiratória utilizando os materiais supracitados. Resultados e ou impactos: Através das ações, houve uma repercussão positiva por parte dos profissionais que se encontraram participativos e interessados no tema, demonstrando reconhecer que tais saberes possuem relevância em sua área de atuação. Houve, também, um compartilhamento de experiências pessoais e como essas poderiam ter sido melhores manejadas caso tivessem essa explicação anteriormente. Além de afirmarem que iriam intervir caso presenciassem uma situação de contratempo no local de trabalho, seja na escola ou na comunidade. Demonstrando, assim, reconhecer que tais saberes possuem relevância em sua área de atuação. Considerações finais: Portanto, é notável a demanda de maiores instruções sobre primeiros socorros por parte das ACS e dos professores da rede municipal de Blumenau, que mesmo tendo seu papel na saúde, sendo este direto ou indireto, não recebem a devida qualificação para tal finalidade, a qual poderia complementar a formação dos mesmos e possivelmente impactar na vidas das pessoas que os circundam.

Palavras-chave


Capacitação; primeiros socorros; educação em saúde.