Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO PERMANENTE NA ATENÇÃO BÁSICA: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM PROTOCOLO PARA IMPLEMENTAÇÃO DO GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Cláudia Raulino Tramontt, Kamila Tiemann Gabe, Ligia Cardoso dos Reis, Tarsis de Mattos Maia, Patricia Constante Jaime

Última alteração: 2017-12-17

Resumo


APRESENTAÇÃO

Trata-se de uma proposta de formação e qualificação da força de trabalho para o SUS, dentro da perspectiva da Politica Nacional de Educação Permanente em Saúde, buscando a promoção da alimentação adequada e saudável (PAAS) como parte do cuidado à saúde. O Guia Alimentar para População Brasileira (GAPB) é a principal referência no campo da alimentação e nutrição no país, trazendo recomendações sobre alimentação saudável, elaboradas a luz do conhecimento científico atual, englobando aspectos biológicos, dimensões socioculturais, econômicas e ambientais que envolvem a alimentação. Assumindo a PAAS como atribuição dos profissionais de saúde atuantes na atenção básica (AB), a apropriação e difusão desse instrumento se fazem necessárias, uma vez que há evidências de lacunas na formação e qualificação desses profissionais para lidar com as questões alimentares, para além de orientações prescritivas, pautadas na perspectiva preventivista e curativa do processo saúde-doença. Objetivo: Descrever o delineamento e validação de um protocolo de educação permanente, voltado à implementação do GAPB na AB.

DESENVOLVIMENTO

Trata-se de um estudo descritivo analítico. O delineamento da proposta partiu de três referenciais teóricos: GAPB, eixo central da intervenção e referencial técnico; Prática Colaborativa Interprofissional (PCI), vinculada ao processo de trabalho das equipes de AB, e metodologia crítico reflexiva (MCR), ancorada na concepção pedagógica de Paulo Freire. O protocolo foi desenvolvido por pesquisadores e profissionais de saúde, adotando-se Oficina como estratégia metodológica. Foram elaboradas atividades a partir de três eixos: (a) Estratégias organizacionais, (b) Compreendendo o Guia Alimentar, e (c) Implementando o Guia Alimentar. O protocolo foi testado em dois pilotos e conduzido em quatro equipes de AB. Para avaliação do protocolo, foi realizada validação de conteúdo, através de painel de juízes. Os juízes avaliaram pertinência, clareza e referencial teórico das atividades. Calculou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) para verificar a proporção de juízes que expressaram concordância em relação às atividades do protocolo.

RESULTADOS

A oficina foi organizada em 4 módulos, de 4 horas cada um, totalizando 16 atividades. A equipe necessária para ministrar a oficina prevê dois facilitadores e um apoiador em todos os módulos, treinados para este fim.

O painel contou com participação de 12 expertises que avaliaram cada atividade. Todas alcançaram nota superior ao ponto de corte estabelecido (IVC>0,80), para critérios de clareza e pertinência. Pertinência e clareza obtiveram aprovação total (IVC = 1,0) em 13 e 7 das 16 atividades, respectivamente. O referencial teórico do Guia Alimentar foi mais reconhecido nos eixos (b) e (c), com médias de 93,5% e 91,7%, respectivamente. A PCI foi o referencial mais apontado nos eixos (c), 75%, e (a) 54,17%. A MCR foi identificada com frequências semelhantes nos eixos (a), (b), (c), de 72,9%, 67,6%, e 66,7%, respectivamente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O protocolo de atividades desenvolvido esteve coerente com os objetivos a que se propôs e referenciais teóricos adotados, mostrando-se uma metodologia apropriada para ações de educação permanente, voltadas à implementação do GAPB na AB

Palavras-chave


Guias Alimentares; Educação em Saúde; Educação permanente; Promoção da Saúde; Atenção primária à saúde