Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Educação em Saúde na Atenção Primária: contribuições dos acadêmicos de medicina na promoção da qualidade de vida do trabalhador
Raquel Juliana de Oliveira Soares, Rosana Silva Rosa, Claudia Lima Campos Alzuguir

Última alteração: 2017-11-23

Resumo


Apesar dos avanços técnicos e científicos na formação médica, a visão biológica/mecanicista distanciou o médico do paciente minimizando o olhar integral da pessoa e dificultando a mudança do enfoque hospitalar para a Atenção Primária. A partir da concepção ampliada da saúde e de seus determinantes sociais, a Atenção Primária se fortalece com maior valorização da prevenção e promoção da saúde, desenvolvendo ações educativas com a participação popular. A educação em saúde é uma ferramenta da promoção que estimula a reflexão, a mudança de comportamentos e a melhoria das condições de vida e de saúde. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência das atividades educativas realizadas pelos acadêmicos do curso de medicina, na disciplina de Saúde da Família VIII cujo foco é a saúde do trabalhador. O objetivo da atividade educativa foi orientar os usuários sobre algumas doenças relacionadas ao trabalho e promover a qualidade de vida. As atividades aconteceram em uma Clínica da Família no Município do Rio de Janeiro com a seguinte dinâmica: inicialmente a turma foi dividida em grupos para abordarem temas relacionados à saúde do trabalhador como LER/DORT (Lesão por Esforço Repetitivo/ Doença Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), Dermatose Ocupacional, PAIR (Perda Auditiva Induzida pelo Ruído) e Depressão Ocupacional. A seguir o grupo organizou a atividade e decidiram sobre o recurso a ser utilizado como banner, folder ou álbum seriado, preparando o material com uma linguagem simples e conteúdo objetivo. A ação educativa foi realizada na sala de espera da Clínica da Família, enquanto os usuários aguardavam a consulta.  A experiência mostrou-se positiva e transformadora destacando-se os resultados produzidos tanto para os usuários como para os discentes, que se surpreenderam com os temas abordados, não comuns nas ações educativas na Estratégia de Saúde da Família. Os usuários mantiveram-se atentos, interagindo e fazendo questionamentos em grupo e em particular, despertando para ações que produzam qualidade de vida no trabalho. Para os acadêmicos, a experiência fortaleceu os objetivos da disciplina quanto a importância da educação em saúde na assistência integral e a relação com a saúde do trabalhador na Atenção Primária, bem como estimulou a reflexão sobre a produção dos saberes coletivos e oportunizou maior interação médico/ usuário.


Palavras-chave


Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Saúde do Trabalhador