Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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“Construindo Enlaces”: uma Experiência de Formação em Saúde Mental no SUS com Estudantes do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus Macaé-RJ
Alessandra Aniceto Ferreira de Figueiredo

Última alteração: 2017-11-27

Resumo


Macaé está localizada no interior do estado do Rio de Janeiro, Brasil, situada a 180 quilômetros a nordeste da capital, sua população consta de 244.139 habitantes em 2017, segundo dados do IBGE. O município tem práticas pioneiras em saúde mental, destacando-se pela implantação de ações no território, mesmo antes do desenvolvimento de políticas a nível nacional, como ocorreu com a implantação da equipe de saúde mental na atenção básica no ano de 2002, sendo essa anterior a publicação da portaria do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), em 2008, que tem em uma de suas atribuições o desenvolvimento de ações de promoção e prevenção em saúde mental junto as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Pensando na interface entre a educação em saúde e a formação de profissionais para o SUS, tomando por base as diretrizes curriculares nacionais de 2014, propostas para os cursos de medicina no Brasil, os professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ tem realizado a formação dos estudantes de medicina, prioritariamente, nos serviços de saúde públicos da rede de saúde do município de Macaé, desde os períodos iniciais do curso. Atentando para as especificidades desse município, em especial no pioneirismo das práticas em saúde mental, esse trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência de formação em saúde no SUS com estudantes do curso de Medicina do oitavo período da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, campus Macaé. A vivencia em questão diz respeito às aulas práticas da disciplina de Saúde Mental, que estão sendo realizadas com equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF 1) no município de Macaé-RJ, sendo este núcleo específico para o desenvolvimento de ações de saúde mental na atenção básica. No município, há cinco NASFs, acompanhando as equipes de saúde da família com atividades de visita domiciliar, interconsulta, realização de grupos educativos, operativos e terapêuticos, reuniões em equipes para discussão de casos clínicos, além de atividades de matriciamento. Os estudantes acompanham os profissionais do NASF 1 (saúde mental), que é composto por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e um médico psiquiatra, em todas as atividades realizadas pela equipe. Após a observação das ações desenvolvidas pelos profissionais, são discutidas as atividades realizadas. Ao final do semestre, é apresentado um plano de ação, proposto pelos estudantes, que é discutido com a equipe do NASF e das estratégias acompanhadas, para as ações em saúde mental a serem desenvolvidas no território, seja a implementação de novas ações ou o fortalecimento de práticas já desenvolvidas. A realização de vivencias teórico-práticas no contexto do SUS pelos estudantes de medicina, contribui para pensar a formação desses, a partir de uma processo de aprendizagem crítico e implicado com a transformação social e com o entendimento de saúde como direito de todos. Além disso, a experiência com profissionais de diversas categorias, contribui para que esses estudantes possam dialogar com diversos saberes, respeitando a multiplicidade das práticas em saúde, em especial em saúde mental, e possibilitando uma abertura para compreender o sujeito como todo.


Palavras-chave


formação em saúde; SUS; saúde mental