Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A INTEGRALIDADE NA FORMAÇÃO DO FARMACÊUTICO PARA O CUIDADO
Fabíolla de Cássia Soares Cardoso, Adriana do Socorro Uchoa da Silva, Cintia Evelyn Pessoa dos Santos, Landara Furtado de Brito, Marcos Valério Santos da Silva

Última alteração: 2017-11-18

Resumo


APRESENTAÇÃO:No contexto de Ensino em Saúde, o curso de ciências farmacêuticas da Universidade Federal do Pará, busca possibilitar à participação dos seus acadêmicos em diversos trabalhos e ações, como uma maneira de garantir a inerência entre seus três pilares fundamentais: Ensino, Pesquisa e Extensão. Dessa maneira, o Núcleo de Excelência em Cuidados Farmacêuticos (NECFAR), é desenvolvido por estudantes sob orientação de um docente, com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos, atividades que vão além do conhecimento puramente técnico-científico, contribuindo, dessa forma, para uma formação profissional crítica, humanística, reflexiva e de visão global, para o cuidado. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: O presente trabalho, de caráter observacional e exploratório, foi realizado por discentes integrantes do NECFAR, baseada nas experiências desenvolvidas pelo núcleo, desde sua criação em 2015, ate os dias atuais, como cursos de aconselhamento, simpósios e pesquisas científicas. RESULTADOS E IMPACTOS: As atividades de extensão representam uma alternativa para os alunos que buscam uma formação acadêmica diferenciada, frente a isso, o Núcleo de Excelência em Cuidados Farmacêuticos vem trabalhando a respeito da (re)construção do próprio conceito de extensão universitária dos acadêmicos, não apenas como mero difusor do conhecimento gerado pelos projetos de pesquisa e sim como ferramenta fundamental à formação de um profissional farmacêutico de perfil renovado, com atuação generalista, de visão crítica e reflexiva. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O projeto possibilitou aos discentes a percepção da extensão como a ferramenta para uma formação integral, apesar de ainda a estrutura curricular formal dificultar que experiências dessa natureza ocorram com frequência, percebe-se a importância que iniciativas desse gênero continuem e se potencializem.


Palavras-chave


Integralidade, Cuidado, Extensão