Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2017-11-18
Resumo
Apresentação: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) trata-se de um método que tem como principal característica o rompimento com a postura passiva por parte dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, passando de meros agentes memorizadores de conteúdo, para agentes ativos no processo de investigação. O presente trabalho teve como objetivo principal apresentar o planejamento de aulas e a aplicação da metodologia de ABP para os alunos do curso de Saúde Coletiva na disciplina de Fundamentos da Educação no Ensino Superior em Saúde.
Desenvolvimento do Trabalho: O tema escolhido para a aplicação da ABP para os alunos do curso de Saúde Coletiva na disciplina Fundamentos da Educação no Ensino Superior em Saúde diz respeito à Leishmaniose na cidade de Marabá (PA), que entre os anos de 2013 a 2015 houve um crescimento de 500% no número de óbitos e 1650% no número de casos de Leishmaniose Visceral caracterizando, portanto, um problema de saúde pública na região. As informações apresentadas buscavam instigar nos alunos os conhecimentos previamente adquiridos a partir de seus estudos e vivências anteriores, na graduação e em estágios, inclusive a participação nas atividades do projeto “Mais Saúde Marabá”. Foram apresentados conceitos a partir de três eixos resultantes das reflexões bibliográficas elaboradas pelo grupo, sendo estes: aspectos clínicos e epidemiológicos da leishmaniose visceral; determinantes sociais em saúde da leishmaniose visceral; e assistência e vigilância relacionada a leishmaniose visceral. A execução das atividades começou a partir da divisão dos discentes, totalizando cinco grupos. Em seguida, foram apresentadas as etapas da aplicação do método da seguinte forma: (a) exposição da situação-problema; (b) identificar e esclarecer termos desconhecidos; (c) definir problemas a serem discutidos; (d) brainstorming (conhecimentos prévios); (e) resumo de hipóteses; (f) objetivos de aprendizagem; e (g) discussão em grupo.
Resultados: De maneira geral, os alunos não fundamentaram cientificamente as informações para resolução dos problemas, contentando-se com dados de sites mais generalistas, apesar de orientados sobre como realizar as pesquisas, o que não foi suficiente para a resolução do caso-problema e comprometeu o estímulo à capacidade de investigação dos alunos. Durante o processo de investigação e pesquisa foi gerada uma gama de conhecimentos de diversas disciplinas, sendo alcançado de forma satisfatória o caráter interdisciplinar deste método, correspondendo aos objetivos de aprendizagem planejados para esta prática. Vale destacar também a percepção dos alunos em suas falas do alcance da multiplicidade de informações de diversas disciplinas.
Considerações Finais: Este trabalho possibilitou a aplicação da metodologia de ABP para os alunos do curso de Saúde Coletiva na disciplina de Fundamentos da Educação no Ensino Superior em Saúde. Foram adquiridos pelos alunos conhecimentos para a atuação e contribuição em futuras ações de extensão e educação em saúde relacionadas a leishmaniose visceral na região, o que também implica na importância de métodos ativos de ensino-aprendizagem como fundamentais na formação dos futuros sanitaristas com enfoque nas situações de saúde conforme as necessidades da região, baseados na interdisciplinaridade.