Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Aplicação do método de aprendizagem baseada em problemas (ABP) como atividade prática no curso de Saúde Coletiva
Eric Renato Lima Figueiredo, Jheycielle Naira dos Santos, Túllio Rabello Vieira, Daniela Morais Silva, Angelica Pompeu Lima, Lorena Moreira de Souza, Caroline de Souza Lima, Solange Correa Lira

Última alteração: 2017-11-18

Resumo


Apresentação: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) trata-se de um método que tem como principal característica o rompimento com a postura passiva por parte dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, passando de meros agentes memorizadores de conteúdo, para agentes ativos no processo de investigação. O presente trabalho teve como objetivo principal apresentar o planejamento de aulas e a aplicação da metodologia de ABP para os alunos do curso de Saúde Coletiva na disciplina de Fundamentos da Educação no Ensino Superior em Saúde.

Desenvolvimento do Trabalho: O tema escolhido para a aplicação da ABP para os alunos do curso de Saúde Coletiva na disciplina Fundamentos da Educação no Ensino Superior em Saúde diz respeito à Leishmaniose na cidade de Marabá (PA), que entre os anos de 2013 a 2015 houve um crescimento de 500% no número de óbitos e 1650% no número de casos de Leishmaniose Visceral caracterizando, portanto, um problema de saúde pública na região. As informações apresentadas buscavam instigar nos alunos os conhecimentos previamente adquiridos a partir de seus estudos e vivências anteriores, na graduação e em estágios, inclusive a participação nas atividades do projeto “Mais Saúde Marabá”. Foram apresentados conceitos a partir de três eixos resultantes das reflexões bibliográficas elaboradas pelo grupo, sendo estes: aspectos clínicos e epidemiológicos da leishmaniose visceral; determinantes sociais em saúde da leishmaniose visceral; e assistência e vigilância relacionada a leishmaniose visceral. A execução das atividades começou a partir da divisão dos discentes, totalizando cinco grupos. Em seguida, foram apresentadas as etapas da aplicação do método da seguinte forma: (a) exposição da situação-problema; (b) identificar e esclarecer termos desconhecidos; (c) definir problemas a serem discutidos; (d) brainstorming (conhecimentos prévios); (e) resumo de hipóteses; (f) objetivos de aprendizagem; e (g) discussão em grupo.

Resultados: De maneira geral, os alunos não fundamentaram cientificamente as informações para resolução dos problemas, contentando-se com dados de sites mais generalistas, apesar de orientados sobre como realizar as pesquisas, o que não foi suficiente para a resolução do caso-problema e comprometeu o estímulo à capacidade de investigação dos alunos. Durante o processo de investigação e pesquisa foi gerada uma gama de conhecimentos de diversas disciplinas, sendo alcançado de forma satisfatória o caráter interdisciplinar deste método, correspondendo aos objetivos de aprendizagem planejados para esta prática. Vale destacar também a percepção dos alunos em suas falas do alcance da multiplicidade de informações de diversas disciplinas.

Considerações Finais: Este trabalho possibilitou a aplicação da metodologia de ABP para os alunos do curso de Saúde Coletiva na disciplina de Fundamentos da Educação no Ensino Superior em Saúde. Foram adquiridos pelos alunos conhecimentos para a atuação e contribuição em futuras ações de extensão e educação em saúde relacionadas a leishmaniose visceral na região, o que também implica na importância de métodos ativos de ensino-aprendizagem como fundamentais na formação dos futuros sanitaristas com enfoque nas situações de saúde conforme as necessidades da região, baseados na interdisciplinaridade.

Palavras-chave


Aprendizagem baseada em problemas, Saúde Coletiva